Jornal de Angola

Capacetes Azuis repelem ataque rebelde a Bouar

-

Os Capacetes Azuis repeliram, no fim-de-semana, um ataque perpetrado pelas forças rebeldes contra a cidade de Bouar, a 340 quilómetro­s da capital da República Centro-Africana, Bangui, noticiou, ontem, a agência de notícias AFP, que cita uma fonte não identifica­da das Nações Unidas.

Segundo a mesma fonte, aeronaves francesas integradas nas forças internacio­nais de manutenção de paz no país, apoiaram os capacetes azuis, integrados no Destacamen­to de Assistênci­a Operaciona­l na República Centro-Africana (DETAO-RCA), que evitaram a ocupação de Bouar.

Do ponto de vista estratégic­o, em termos de gestão do conflito armado na RCA, a cidade de Bouar é fundamenta­l uma vez que abriga “Camp Leclerc”, QuartelGen­eral do Exército na região Oeste, a mais densamente povoada do país, segundo disse o tenente-coronel Abdoulaziz Fall, porta-voz do componente militar da

Missão das Nações Unidas no país. Seis dos mais poderosos grupos armados que ocuparam dois terços da RCA desde o início da guerra civil em 2013, aliaram-se, em meados de Novembro, numa Coligação de Patriotas pela República Centro-Africana (PCC). Em seguida, lançaram uma ofensiva para perturbar as eleições, dez dias antes da ida às urnas.

Até agora, perante a resistênci­a do Exército nacional, apoiado pelos Capacetes Azuis e para-militares russos e soldados rwandeses, os rebeldes fizeram pouco progresso em direcção a Bangui estando os seus ataques confinados a cidades a centenas de quilómetro­s da capital.

Bouar é a quinta maior cidade do país, com 40 mil habitantes e ocupa uma posição estratégic­a numa estrada crucial para o abastecime­nto de Bangui provenient­e do Camarões.

Faustin Touadéra, que governa o país desde 2016, foi declarado reeleito em 4 de Dezembro.

 ?? DR ?? Vilas e aldeias continuam sob ameaças de grupos rebeldes
DR Vilas e aldeias continuam sob ameaças de grupos rebeldes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola