Jornal de Angola

Kim Jong-un ameaça expandir armas nuclear

-

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ameaçou expandir o arsenal nuclear e desenvolve­r armas atómicas mais sofisticad­as e disse que as relações com os EUA dependiam de estes abandonare­m a sua política hostil. Os comentário­s deKim,feitosnosá­bado,durante o congresso do Partido dos Trabalhado­res, foram vistos como um esforço para pressionar o Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que já classifico­u Kim como um “bandido” e criticou a política de cimeiras, sobre o nuclear,seguidapel­oseuantece­ssor, Donald Trump.

A agência de notícias da Coreia do Norte (KCNA) informou, sábado, que Kim disse que “o estabeleci­mento de novas relações com Washington dependem d os EUA abandonare­m a sua política hostil” para com Pyongyang.

Kim assegurou que não usaria as bombas nucleares se nenhumas “forças hostis” pretendere­m usar primeiro as suas armas nucleares contra a Coreia do Norte, mas sublinhou que a Coreia do Norte deve reforçar a capacidade militar e nuclear, para responder aoaumentod­operigodei­nvasão da Coreia do Norte pelos EUA.

Kim ordenou aos oficiais que desenvolva­m mísseis com múltiplas ogivas e mísseis nucleares para serem lançados contra aviões, submarinos ou satélites espiões.

Kim disse, ainda, que a Coreia do Norte deve desenvolve­r, também, a capacidade de ataques de precisão em alvos situados a 15 mil quilómetro­s de distância, uma referência aparente ao território principal dos EUA, e desenvolve­r tecnologia para produzir ogiva nucleares mais leves para serem montadas em mísseis de longo alcance.

Regras das normas do partido único

Durante o congresso a Coreia do Norte concluiu, também, a revisão das normas do partido único, destacando a importânci­a de possuir “poderosas capacidade­s de defesa do país”.

 ?? DR ?? Líder norte-coreano defende uma forte capacidade militar
DR Líder norte-coreano defende uma forte capacidade militar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola