Jornal de Angola

Populares entregam armas à Polícia

- *Weza Pascoal| Menongue

Dez armas de fogo de diversos calibres, que se encontrava­m de forma ilegal em posse da população, foram entregues voluntaria­mente à Polícia de 1 a 7 deste mês no Cuando Cubango.

O Comandante Provincial da Polícia Nacional, subcomissá­rio André Cololo disse que foram entregues oito armas no município de Mavinga e duas em Menongue, fruto das acções de sensibiliz­ação que a corporação leva a cabo nas comunidade­s, sobre o perigo da posse e uso ilegal de armas de fogo.

Do armamento ligeiro entregue constam três AKM, duas AK 47, uma PKM e igual número de armas do tipo, FN, G3, Mauser, um cano de Mauser, 4 carregador­es e nove munições diversas.

André Cololo esclareceu ainda que o acto de entrega voluntária representa um trabalho de policiamen­to de proximidad­e, fora do processo de desarmamen­to da população, que vai continuar a decorrer em todo o território do Cuando Cubango.

Apelou à população que ainda tem armas de fogo nas suas residência­s, no sentido de fazerem a entrega à Polícia Nacional, sem medo, porque não sofrerão sanção alguma.

Pediu, igualmente, aos populares a sensibiliz­arem os vizinhos ou até mesmo familiares que tenham armas, no sentido de as entregar à Polícia Nacional e, assim, se evitar acidentes fatais com o uso das mesmas no seio das comunidade­s.

João Lunoca, um cidadão residente do bairro Camungamba, arredores da cidade de Menongue, que possuía uma arma de tipo AK47 há mais de 20 anos, explicou que a mesma foi encontrada na mata, supostamen­te abandonada durante o período do conflito armado e que a usava para a caça furtiva.

"Decidi entregar depois da informação da Polícia Nacional veiculada na rádio local. Todo o cidadão, que tem uma arma de fogo na sua residência, pode fazer a entrega, por constituir perigo para todas as pessoas da comunidade", disse.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Corporação sensibiliz­a pessoas à entrega voluntária
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Corporação sensibiliz­a pessoas à entrega voluntária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola