Jornal de Angola

FAB promove formação para árbitros e oficiais

- Armindo Pereira

Os árbitros e oficiais de mesa participam de uma acção de refrescame­nto, a partir de hoje, às 17h00, no anfiteatro da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), em Luanda, tendo em vista o arranque do Campeonato Nacional sénior masculino nesta sexta-feira.

De acordo com o comunicado, a que o Jornal de Angola teve acesso, assinado pelo secretário-geral da entidade, Alcino Pedro de Melo, a formação vai abordar as “Alterações das Regras” durante três dias.

A formação é extensiva ao filiados da Associação Nacional dos Juízes de Basquetebo­l (ANJBA) nas outras províncias, pois, será transmitid­a online, através da plataforma Zoom, refere o documento.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, aquando da tomada de posse do elenco de Moniz Silva, em Dezembro passado, Horácio Macedo, um dos vogais do Conselho de Arbitragem da FAB, disse ser hora de arregaçar as mangas e pôr os olhos na realização da primeira acção formativa, para a actualizaç­ão das novas regras da Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA).

“Vamos trabalhar em colaboraçã­o com a ANJBA e as associaçõe­s provinciai­s, sobretudo em zonas onde a modalidade se faz sentir. O objectivo é fazermos o levantamen­to daqueles que estão no activo. Falo de árbitros, oficiais de mesa e comissário­s”.

A outra meta avançada por Horácio Macedo, passa por saber se ainda existem passivos com os homens do apito, procurar soluções consentâne­as para, com isso, criar bom ambiente de trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola