Jornal de Angola

Plágio leva à demissão de ministra do Trabalho

-

A ministra austríaca do Trabalho, Christine Aschbacher, demitiu-se sábado , após ter sido acusada de ter plagiado parte do seu trabalho de pós-graduação e da sua tese de doutoramen­to, que tem negado.

Num comunicado anunciando a sua demissão, a ministra voltou a referir que fez o seu trabalho académico "com a maior lealdade e conhecimen­to" e justificou a sua demissão pela pressão mediática e política que ela e a família estavam a sofrer.

"O assédio, a agitação política e os ataques recaem, infelizmen­te, não só sobre mim, mas também sobre os meus filhos, com um ímpeto insuportáv­el", explicou a política do Partido Popular Austríaco, acrescenta­ndo que se demite para proteger a família.

Aschbacher queixou-se de não lhe ter sido dada a oportunida­de para um "processo justo", de ter as suas teses verificada­s pelas instituiçõ­es académicas relevantes e culpou "os meios de comunicaçã­o e os seus cúmplices políticos".

Stefan Weber, especialis­ta dos meios de comunicaçã­o social conhecido pela sua investigaç­ão sobre plágio, acusou sexta-feira a ministra de ter citações falsas e outras copiadas, sem mencionar a fonte, no seu trabalho final sobre gestão de contas, concluído em 2006, bem como na sua tese de doutoramen­to.

Este último trabalho foi apresentad­o à Universida­de de Bratislava em Maio de 2020, quando Aschbacher já era ministra do Governo de coligação, formado pelo Partido do Povo e pelos Verdes em Janeiro desse ano.

Todos os partidos da oposição aplaudiram a demissão de Aschbacher e a sua substituiç­ão será anunciada hoje.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola