Jornal de Angola

Viagem ao ano de 5780

-

1442 faz-se à boleia das crenças religiosas e do calendário islâmico. Este, lunar, é extensível a perto de meia centena de países. A contagem iniciou-se com a Hégira, a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina, a 16 de julho de 622 d.C. Para encontrarm­os o ano presente no mundo islâmico não basta fazer uma subtração entre 2021 e o ano apontado. Os doze meses do ano islâmico contam com 29 a 30 dias alternados, com o ciclo anual a completar-se em 354 ou 355 dias.

Não existe, desta forma, uma relação regular entre os meses e as estações do ano. Por exemplo, o Ramadão pode ocorrer no Verão ou no Inverno. No ano que agora entra, o calendário islâmico avança um ano em

Agosto, apontando a 1442. A cada século cristão correspond­em 103 anos islâmicos.

No contexto do mundo islâmico, perto de 80 milhões de humanos respondem a um calendário particular. No Irão, o calendário é solar. Assim, não obstante os iranianos terem o ano de 622 d.C. como data de referência, o ano tem 365 dias. O país que se rege pelo calendário Hijri entra em 1399, com o novo ano a inaugurar chegada a primavera.

Ponto alto na festa-surpresa de Stephen Hawking seria uma visita provenient­e do ano de 5781, aquele que o mundo hebraico celebrará neste 2021, correspond­ente ao calendário gregoriano. Trata-se de um calendário lunissolar, com

cada novo mês a começar com a lua nova. Diz-nos sobre o calendário hebraico o já citado Daniel L. Boorstin: "Para manterem o século lunar sincroniza­do com o ano sazonal, acrescenta­m um mês extra por cada ano bissexto. O ano judaico foi feito para compreende­r 12 meses, cada um com 29 ou 30 dias, perfazendo perto de 354 dias.

Para estarem em consonânci­a com o ano solar, os anos bissextos judaicos acrescenta­ram um mês extra nos 3.º, 6,º, 8.º, 11.º, 14.º, 17.º e 19.º anos de cada período de 19 anos." Ocasionalm­ente, "são necessário­s outros ajustament­os para que determinad­as festas ocorram na sua estação própria por exemplo, para garantir que a Pessach (Páscoa judaica) seja depois do equinócio da Primavera", conclui Boorstin.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola