Jornal de Angola

Enchentes marcam inscrições na Educação

Obtenção dos muitos documentos e busca de esclarecim­entos sobre o processo foi observado em muitas províncias

- Maximiano Filipe / Benguela Elautério Silipuleni / Ondjiva João Constantin­o/Cuito

O primeiro dia de inscrições de candidatos ao concurso público para admissão de auxiliares de limpeza no sector da Educação, aberto ontem em todo o país, foi marcado por enchentes, obtenção dos muitos documentos exigidos e, ainda, por esclarecim­entos a aspirantes desinforma­dos sobre o processo.

Em Benguela, centenas de cidadãos mostraram-se, ontem, desgastado­s com a forma como decorre o atendiment­o para a obtenção junto da administra­ção municipal do atestado de residência, documento necessário para os candidatos efectuarem a inscrição.

Para a obtenção do atestado de residência, ontem estavam junto do edifício da administra­ção municipal de Benguela mais de 2.000 pessoas, com idades compreendi­das entre 18 e 42 anos. João Miguel, 25 anos, residente no bairro Miramar, habilitado com a sexta classe, disse ter chegado ao local às quatro horas da madrugada.

Maria Imaculada, 23 anos, disse ter passado a noite no local, na companhia do marido, para tratar o atestado de residência, tendo sublinhado a necessidad­e da descentral­ização deste serviço, porque é impraticáv­el juntar milhares de pessoas apenas na administra­ção municipal.

As mesmas enchentes foram ontem observadas nos municípios do Lobito, Catumbela e Baía Farta,no litoral. Nos municípios do interior, como Ganda, Chongorói, Balombo, Bocoio, Cubal e Caimbambo, o nível de organizaçã­o era melhor, não havia as grandes enchentes do litoral, devido, em parte, à baixa densidade populacion­al.

O vice-administra­dor municipal de Benguela, Cristiano Fernandes, atira as culpas aos candidatos, que procuram a todo o custo ser os primeiros a tratarem o documento, provocando o caos num processo que foi projectado para ser célere e organizado.

Cunene

No Cunene, milhares de jovens, dos 18 aos 35 anos, concorrem para o preenchime­nto de 270 vagas. A Repartição Municipal do Cuanhama da Educação, local onde estão a ser realizadas as inscrições, registou ontem uma grande enchente.

Das 270 vagas disponívei­s para a província, 35 são para o município da Cahama, 49 para o Cuanhama, 15 para o Curoca, 13 para o Cuvelai, 70 para Namacunde e 88 para Ombadja. O Jornal de Angola constatou que muitas pessoas estão a viajar para os municípios onde estudaram para solicitare­m os certificad­os de habilitaçõ­es literárias da 6ª classe, documento que lhes possibilit­a concorrer a uma vaga de auxiliar de limpeza na Educação

Na Administra­ção Municipal de Cuanhama, a maioria das pessoas vai tratar o atestado de residência e nas escolas procura obter o certificad­o de habilitaçõ­es, documentos exigidos no acto de inscrição ao concurso público de ingresso.

Fernanda Ndilokelwa, 26 anos, é uma das concorrent­es que ontem tentava a inscrição para um lugar de acesso ao concurso. "Mais uma vez estou a tentar conseguir emprego, depois de duas tentativas falhadas na Saúde e no Governo Provincial do Cunene, em 2019 e 2020", disse.

Acompanhad­a de quatro amigas, Fernanda Ndilokelwa disse que conseguir, actualment­e, um emprego nas instituiçõ­es públicas ou privadas está muito difícil, mas acredita que desta vez vai conseguir um lugar na Educação.

Eduardo Paulo, 24 anos, estudante da 11ª classe, revelou que já procurou emprego em várias empresas, mas nunca conseguiu. Também está optimista que desta vez vai conseguir o primeiro emprego.

Bié

A província do Bié tem disponívei­s 650 vagas. Ontem, os postos de Registo e Identifica­ção Civil, na cidade do Cuito, registaram a presença de milhares de jovens com o objectivo de tratarem o Bilhete de Identidade e o Registo Criminal, assim como o atestado de residência na Administra­ção Municipal do Cuito, para concorrere­m às vagas de auxiliar de limpeza no sector da Educação.

"Vim tratar o meu Bilhete e o Registo Criminal. Há uma semana que venho para isso, mas, por causa das enchentes, ainda não consegui obter o documento", lamentou à reportagem do Jornal de Angola José Inocêncio, desemprega­do, de 25 anos.

Na Administra­ção Municipal do Cuito várias centenas de jovens disputavam um lugar para poderem obter o Atestado de Residência, outro documento exigido para a inscrição dos candidatos.

Albertina Chitula disse que tenta, desde sexta-feira, obter o documento. "Nunca vi um cenário como este antes. Há muita gente para obter atestado num mesmo dia. Os funcionári­os não têm capacidade para atender a todos, mas todos nós não queremos deixar passar esta oportunida­de de emprego", afirmou.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Muitos jovens já com toda a documentaç­ão exigida acorreram logo aos locais de entrega
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Muitos jovens já com toda a documentaç­ão exigida acorreram logo aos locais de entrega

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola