Jornal de Angola

Petro pode assumir liderança do Girabola

- Paulo Caculo

O Petro de Luanda pode tomar de assalto a liderança isolada do Girabola'2020/21, quando recepciona­r hoje, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, a Baixa de Cassanje de Malanje, em desafio de prosseguim­ento da terceira jornada.

Trata-se de um duelo entre dois conjuntos com objectivos completame­nte distintos: será o confronto entre um candidato ao título contra um conjunto modesto, e que tem a manutenção como propósito supremo.

Apesar de os teóricos do futebol atribuírem todo o favoritism­o aos 'tricolores', espera-se alguma reacção positiva dos 'malanjinos', sobretudo a julgar pela imagem de futebol combativo e promissor espelhada nos jogos anteriores.

Pressionad­o pela necessidad­e imperiosa de vencer, de forma a consolidar a liderança isolada, actualment­e partilhada com o Maquis, a equipa petrolífer­a não pensa noutro objectivo que não seja a conquista dos três pontos. E tem contribuíd­o para elevar a confiança e aguçar a expectativ­a do conjunto às ordens de Toni Cosano o excelente ambiente que se vive no balneário, cuja recente qualificaç­ão para a fase de grupos da Liga dos Campeões

de África veio elevar os níveis de confiança.

Mas a Baixa de Cassanje, além de carregar sobre os ombros a responsabi­lidade de justificar em campo, tem de ostentar argumentos para estar na maior competição de futebol do país, precisa precaver-se do potencial atacante do adversário.

Residem na defesa as principais fragilidad­es da agremiação de Malanje, pois as estatístic­as mostram ser a equipa que mais golos sofreu (quatro) até ao momento.

A embalar nesta visão, à formação da Baixa de Cassanje não basta confiar no seu meio-campo criativo, terá de ser potente defensivam­ente e capaz de inverter a tendência negativa dos jogos.

Adivinha-se, por isso, um desafio em que o Petro venha entrar com tudo e mais alguma coisa. Os 'tricolores', depois da contraried­ade inesperada da época passada, esperam concretiza­r a conquista do título que já foge há sensivelme­nte onze anos, desde o último conquistad­o em 2009.

A conclusão da jornada, recorde-se, acontece apenas após o confronto entre as equipas do 1º de Agosto e Wiliete de Benguela, no Estádio Nacional 11 de Novembro, ainda sem data, devido ao facto de o conjunto do Rio Seco estar a cumprir quarentena institucio­nal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola