Jornal de Angola

China cancela celebraçõe­s de Ano Novo Lunar

-

A China cancelou as celebraçõe­s do Ano Novo Lunar em várias províncias, devido a pequenos surtos de Covid19, a fim de evitar possíveis contágios, noticiou ontem a imprensa estatal.

As celebraçõe­s foram canceladas nas províncias de Sichuan, Liaoning e Heilongjia­ng, onde se registaram vários surtos, bem como em Yunnan, Hubei, que tem Wuhan como capital, Ningxia, Gansu e Shanxi.

Além de algumas zonas noutras províncias do país, os festejos serão também proibidos em Pequim, onde as autoridade­s já anunciaram, na semana passada, que as feiras tradiciona­is, celebraçõe­s de massas e exposições relacionad­as com o Ano Novo chinês, hoje, não poderão realizar-se.

As autoridade­s também sugeriram que em 24 províncias do país as pessoas passem os feriados no local onde residem, a fim de minimizar os riscos de contágio.

O Ano Novo Lunar, principal festa das famílias chinesas, é a maior migração interna do planeta, com dezenas de milhões de trabalhado­res a regressare­m às respectiva­s terras natais.

Nas últimas 24 horas, a China identifico­u 103 casos de Covid-19, o valor mais alto desde finais de Julho.

O país tem a pandemia relativame­nte sob controlo, tendo contabiliz­ado um total de 87.536 infectados desde o primeiro caso e 4.634 mortos, mas as autoridade­s chinesas temem a propagação de casos durante as celebraçõe­s do Ano Novo Lunar.

As companhias aéreas cancelaram todos os voos de e para Shijiazhua­ng, capital da província de Hebei, actualment­e em confinamen­to, por causa de um novo surto.

A cidade, que testou os 11 milhões de habitantes em três dias, anunciou que irá realizar uma nova ronda de testes, que espera completar em dois dias, desta vez.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola