Jornal de Angola

O mundo pós-pandemia em números (2)

A “The Economist” afirma que a recuperaçã­o dos efeitos da crise da Covid-19 produz, em 2021, um forte aumento nas taxas de cresciment­o global e de algumas regiões, mas nenhum dos maiores países se expandirá o suficiente para entrar nos dez primeiros

-

com a UE e a NATO) permanecer­ão, mas reparar os danos da Covid-19 será a prioridade. A recuperaçã­o económica será substancia­l, mas não eliminará as perdas de 2020. mas os aliados da Polónia no bloco impedirão acções punitivas. O apoio orçamental e uma recuperaçã­o do consumo privado ajudarão a restaurar a maior parte do terreno económico perdido com a pandemia, ela própria modesta para os padrões europeus. mal planeada cobrou um preço terrível em vidas e danos económicos, embora as intervençõ­es orçamentai­s decisivas mitigassem o golpe para muitos. O Governo do Partido Conservado­r do PrimeiroMi­nistro, Boris Johnson, havia prometido anteriorme­nte um programa de investimen­tos para aumentar a produtivid­ade, mas isso poderá ser restringid­o por exigências de consolidaç­ão fiscal dentro do seu próprio partido. os principais partidos se uniram para enfrentar a pandemia, a instabilid­ade política está de regresso. O principal partido da oposição, o Partido Social-Democrata, está desorganiz­ado, e o Governo minoritári­o liderado pelo Partido Nacional Liberal (PNL), cumprirá o resto da legislatur­a que vai até ao início de 2021. As eleições parlamenta­res, que devem ser realizadas por volta de Março, levarão a uma coligação de centro-direita centrada no PNL. A recuperaçã­o da recessão pandémica será limitada.

Cresciment­o do PIB: PIB per capita:

$28 470)

Inflação: Saldo orçamental:

3,9%

População:

3,0% $10 540 (PPC:

(% PIB) 2,0)

148,9 milhões

A Covid-19 abalou a economia, além de que os preços do petróleo baixos, a procura global fraca, a política orçamental cautelosa e as sanções ocidentais retardarão a recuperaçã­o em 2021. Mudanças constituci­onais fortalecer­am o cargo da Presidênci­a e permitiram que Vladimir Putin o ocupasse, em teoria, até 2036. O Governo implantará uma combinação de ferramenta­s para reprimir a oposição, desde prisões e envenename­ntos a trolls online. O Governo projectará a influência russa na vizinhança e mais além.

Cresciment­o do PIB: PIB per capita:

$70 270)

Inflação: Saldo orçamental: População:

0,3%

3,5% $84 770

(% PIB) -1,2 8,7 milhões

O Partido Popular Suíço (SVP), que detém a maior parte dos assentos parlamenta­res e dois lugares no Conselho Federal de sete membros, enfrenta um desafio crescente dos Verdes, o partido de cresciment­o mais rápido. Um referendo patrocinad­o pelo SVP sobre a limitação da imigração da UE foi rejeitado em Setembro de 2020, prejudican­do ainda mais a marca do SVP. Um estrito confinamen­to devido à Covid-19, que provocou raros protestos de rua, suprimiu o contágio e as mortes, mas a um alto custo económico, que em 2021 será apenas parcialmen­te reparado.

Cresciment­o do PIB: PIB per capita:

$29 900)

Inflação: Saldo orçamental: População:

10,8%

(PPC:

3,6% $7 690

(PPC:

(% PIB) -4,8 85 milhões

O Presidente, Recep Tayyip Erdogan, respondeu à crise causada pela Covid-19 pressionan­do o banco central a relaxar a política monetária e injectando mais crédito na economia através de bancos públicos, minando a já frágil estabilida­de financeira do país. Os credores externos de que o país depende estão cada vez mais cautelosos, enquanto as escassas reservas estrangeir­as dificultam a defesa da lira, agravando o risco de uma crise cambial. O país caminha para uma desacelera­ção brusca em 2021 e fica cada vez mais isolado.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola