Jornal de Angola

Turquia considera alvos os seguidores de Haftar

-

O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse, ontem, que todos os elementos que acompanham o marechal líbio, Khalifa Haftar, seriam considerad­os “alvos legítimos” se houver ataques contra as forças turcas.

Numa conferênci­a de imprensa em Tripoli, aquele responsáve­l disse que o principal problema na Líbia é “o grupo golpista de Haftar e seus apoiantes”, segundo a AFP.

A visita não anunciada de Akar a Tripoli aconteceu depois de o Parlamento turco ter estendido para 18 meses uma lei que permite o envio de tropas para a Líbia. A decisão foi tomada apesar do acordo de cessar-fogo que previa a partida de forças estrangeir­as e mercenário­s em três meses. Em Abril de 2019, o marechal Khalifa Haftar e as suas tropas lançaram uma ofensiva para tentar capturar Tripoli, uma campanha que fracassou depois de a Turquia aumentar apoio militar ao Governo apoiado pela ONU.

O ministro do Interior do Governo da Líbia apoiado pelas Nações Unidas, visto como um candidato ao cargo de Primeiro-Ministro, Fathi Bashagha, também anunciou uma grande ofensiva iminente das forças do Governo líbio apoiadas pela Turquia na região Oeste do país para acabar com militantes e contraband­istas humanos, convidando os EUA para ajudar nesta operação. Bashagha, um ex-piloto da Força Aérea e empresário, disse que estaria pronto para assumir o papel de Primeiro-Ministro num eventual Governo de Unidade Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola