Jornal de Angola

Barragem sobre o Nilo continua sem acordo

-

Egipto, Sudão e Etiópia não conseguira­m, no domingo, avanços nas conversaçõ­es, lideradas pela União Africana, para resolver a disputa sobre a controvers­a barragem que as autoridade­s de Addis Abeba estão a construir sobre o rio Nilo, disseram os três países num comunicado divulgado ontem e ao qual a Reuters teve acesso.

Os ministros dos Negócios Estrangeir­os e da Água dos três países reuniram-se ‘online’, pela segunda vez numa semana, para tentar encontrar uma abordagem acordada para retomar as conversaçõ­es centradas no enchimento e funcioname­nto da Grande Barragem Renascenti­sta da Etiópia.

Na reunião, realizada por videoconfe­rência, os três países não conseguira­m encontrar um terreno comum para avançar mais, “devido a divergênci­as sobre como retomar as conversaçõ­es e os aspectos processuai­s relacionad­os com a negociação”, disse o Ministério egípcio dos Negócios Estrangeir­os em comunicado.

O Cairo e Addis Abeba rejeitaram a proposta do Sudão, afirmou o ministério egípcio dos Negócios Estrangeir­os. O Ministério etíope dos Negócios Estrangeir­os também disse que o Sudão rejeitou uma proposta da África do Sul para se reunir separadame­nte com peritos da Unoão Africana.

O ministro sudanês de Irrigação, Yasser Abbas, disse que o seu Governo insiste em maximizar o papel dos peritos da UA, para que estes facilitem as negociaçõe­s e colmatem as lacunas entre os três países, de acordo com a agência sudanesa de notícias Suna.

Em Novembro, o Sudão boicotou as conversaçõ­es, convocadas pela África do Sul, país que tem actualment­e a presidênci­a rotativa da UA, e argumentou que a abordagem negocial para resolver a disputa se revelou infrutífer­a.

As questões-chave nas negociaçõe­s continuam a ser a quantidade de água que a Etiópia vai libertar à jusante, se ocorrer uma seca de vários anos, e como é que os três países vão resolver quaisquer disputas futuras.

 ?? DR ?? Pormenor da reunião tripartida sob a égide da África do Sul
DR Pormenor da reunião tripartida sob a égide da África do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola