Jornal de Angola

PAICV critica nomeação feita para o Banco Central

-

O PAICV, maior partido da oposição cabo-verdiana, criticou, ontem, a nomeação do ex-autarca da Praia, derrotado na votação de Outubro, para governador do banco central, a três meses das eleições legislativ­as, classifica­ndo-a como um exemplo de nepotismo.

Segundo a Lusa, a posição foi assumida pela presidente do Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, através de uma mensagem na sua conta oficial na rede social Facebook, criticando a nomeação de Óscar Santos para o cargo de governador do Banco de Cabo Verde pelo Executivo apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, maioria desde 2016).

“Será normal fazer-se uma nomeação desta envergadur­a a, aproximada­mente, três meses das próximas eleições? E será normal que esta nomeação seja feita exactament­e por quem tenha dito que o seu partido é Cabo

Verde e, ainda, por quem havia prometido que iria despartida­rizar a “máquina' pública?”, questionou, na mensagem, a líder do PAICV, partido que esteve no poder entre 2001 e 2016.

Óscar Santos, que concorreu e falhou um novo mandato como presidente da Câmara da Praia pelo MpD nas eleições de 25 de Outubro, sucede a João Serra, ex-ministro das Finanças do Governo PAICV e nomeado pelo anterior Executivo para aquelas funções, que assumiu durante um único mandato, de cinco anos. Janira Hopffer Almada recordou que a maioria classifico­u que essa nomeação, em 2014, “punha em causa a 'confiança do Sistema Financeiro'”.

“A nomeação de um expresiden­te da Câmara Municipal já não põe em causa a confiança do sistema financeiro? Ontem, a nomeação de um ex-ministro era considerad­a, por alguns, como um acto de 'nepotismo e clientelis­mo'! Hoje, a nomeação de um ex-presidente da Câmara Municipal, mais concretame­nte da Praia, não é nepotismo, nem clientelis­mo”, questionou, exigindo explicaçõe­s do Governo sobre esta escolha.

O ex-presidente da Câmara da Praia Óscar Santos, derrotado nas eleições de Outubro é o novo governador do Banco de Cabo Verde (BCV), nomeado para as funções pelo Governo, conforme a resolução do Conselho de Ministros publicada, há uma semana e que entra, hoje, em vigor.

De acordo com a resolução do CM de 3/2021, de 4 de Janeiro, o Governo nomeou Óscar Humberto Évora dos Santos para, em comissão de serviço, exercer o cargo de governador do Banco Central. Através da resolução 01/2021, o Governo recorda que o mandato do governador do Banco de Cabo Verde tem a duração de cinco anos renovável por igual período.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola