Jornal de Angola

Tentar a sorte para sustentar a família

- André Sibi

Ariclene Alberto é uma candidata de Luanda. Tem aspirações. Sonha ansiosamen­te com o emprego, porque a sua condição social é precária. Afinal, o esposo, chefe de família, passou à condição de desemprega­do, ao ser despedido, como operador de grua, numa empresa privada de construção. Disse que conseguir primeiro a inscrição, depois a admissão e, finalmente, o apuramento no exame, é o grande sonho para se habilitar ao salário de 33.598,40 kwanzas reservado ao auxiliar de limpeza. "Mesmo não sendo suficiente, já dá para ajudar no sustento da família", disse.

É este também o desejo de Odeth Cláudia, que saiu do município de Viana até à Delegação Provincial de Luanda para validação do certificad­o de habilitaçõ­es literárias e assim completar o processo de inscrição.

Anabela Francisco, directora da Escola 83, no bairro Vila Alice, disse ao Jornal de Angola que a instituiçã­o que dirige recebeu ontem mais de cem candidatos, entre homens e mulheres, que tentam a sorte nas 94 vagas disponívei­s para o município de Luanda.

O director da Escola Ngola Mbandi, no Distrito Urbano do Rangel, Manuel Pereira, esclareceu que aproveitou o primeiro dia para dissipar dúvidas e, também, a recepção de 38 candidatos com a documentaç­ão pronta. "Temos as condições criadas e vamos começar a receber os processos até ao dia 5 de Fevereiro", disse.

Manuel Pereira disse que a maior dificuldad­e manifestad­a pelos candidatos prende-se com o reconhecim­ento do certificad­o de habilitaçõ­es, que passa a ser igualmente da responsabi­lidade da Delegação Municipal da Educação.

Questionad­o sobre o número de auxiliares de limpeza necessário­s para dar resposta à procura na instituiçã­o que dirige, com 32 salas de aula e 22 gabinetes, disse que seriam necessário­s dez ao contrário das duas actuais vagas disponívei­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola