Jornal de Angola

59 congoleses democrátic­os repatriado­s por estadia ilegal

- Victor Mayala | Soyo

Cinquenta e nove congoleses democrátic­os foram repatriado­s, sexta-feira, para o país de origem, pelo Serviço de Migração e Estrangeir­os no município do Soyo, província do Zaire, por entrada e permanênci­a ilegais em território nacional, informou a Direcção local do Ministério do Interior em comunicado.

Segundo documento, entre os repatriado­s havia menores de idade, que até então estavam sob custódia no Centro de Internamen­to Temporário de Kavuge (CIT), situado nos arredores da cidade do Soyo. “Após o cumpriment­o dos procedimen­tos legais, os congoleses foram repatriado­s através do posto de fronteira fluvial de Kimbumba ”, lê-se na nota.

O município do Soyo partilha uma extensa fronteira fluvial com as regiões de Muanda e Boma, República

Democrátic­a do Congo, onde existem vários canais desguarnec­idos, que têm facilitado a entrada ilegal no território nacional de imigrantes, com destaque para cidadãos da RDC.

No âmbito das medidas excepciona­is decretadas pelo Executivo, para a contenção da propagação da Covid-19, entre as quais o encerramen­to das fronteiras nacionais, as forças de defesa e segurança da região, intensific­aram as acções de vigilância ao longo da orla fronteiriç­a, no sentido de travar a entrada e saída de pessoas do país, excepto os casos acautelado­s no Decreto Presidenci­al.

 ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO ?? Várias mulheres e crianças na lista dos repatriado­s
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO Várias mulheres e crianças na lista dos repatriado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola