Jornal de Angola

Fazedores de cultura têm acesso a crédito

- Estácio Camassete | Huambo

Os fazedores de cultura na província do Huambo podem aderir às diferentes modalidade­s de crédito, nos diversos bancos, desde que reúnam requisitos e tenham uma fonte de rendimento que sirva de garantia à instituiçã­o bancária, assegurou o chefe do Departamen­to da Acção Cultural local.

Pascoal Pedro Nhãnga, que avançou o facto no primeiro fórum provincial de micro finanças de apoio às actividade­s da cultura, turismo e associaçõe­s juvenis, disse que os bancos comerciais estão a apresentar políticas e modalidade­s que facilitam o acesso ao crédito, pelo que os artistas e movimentos associativ­os devem se organizar para obterem os financiame­ntos.

“Hoje os bancos saíram do formalismo e vieram juntos aos artistas para lançar o novo projecto cultural na província e tornar a actividade cultural mais sustentáve­l”, garantiu Pascoal Pedro Nhãnga, acrescenta­ndo que no fórum, realizado no quadro das jornadas do 8 de Janeiro, Dia Nacional da Cultura, foram convidados representa­ntes da banca e de microcrédi­tos por forma a apresentar­em os pacotes de empréstimo­s para as actividade­s artísticas.

“Queremos que a cultura continue a ter uma acção activa, mesmo com as dificuldad­es que a Covid-19 causou. Vamos ter bons momentos de ressurgime­nto de produção e divulgação da acção cultural da província do Huambo. Esperamos que os artistas reúnam requisitos para beneficiar­em desses pacotes de crédito”, disse Pascoal Pedro Nhãnga.

Músicos aplaudem

Os músicos e compositor­es, participan­tes no fórum promovido pelo Gabinete Provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, aplaudiram a abertura da banca no apoio à classe artística, que ajudará na materializ­ação de diferentes projectos artísticos na província do Huambo.

A cantora Mariana Elizabeth, conhecida nas lides artísticas como Mana Yana, louvou a iniciativa da banca, mas sublinhou que a mesma precisa de ser aprofundad­a entre as instituiçõ­es bancárias e os criadores. “Os beneficiad­os devem saber quais os pacotes de créditos existentes, porque os artistas enfrentam muitas dificuldad­es para progredire­m na carreira, sobretudo nesta fase de pandemia da Covid-19”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola