Jornal de Angola

Trump sob ameaça de mais um processo de destituiçã­o

Os líderes da Câmara dos Representa­ntes começaram, ontem, a trabalhar no processo que aprova a legislação que força o Presidente cessante a deixar o cargo

-

A presidente da Câmara dos Representa­ntes, Nancy Pelosi, anunciou que vai ser avançada legislação para um novo processo de destituiçã­o contra o Presidente cessante, Donald Trump.

Numa carta aos Democratas naquela câmara do Congresso norte-americano, Pelosi escreveu que vai ser pedido ao Vice-Presidente, Mike Pence, que seja "activada a 25ª Emenda da Constituiç­ão para declarar o Presidente incapaz de executar os deveres do cargo".

Caso isto não aconteça, será então "levada à discussão a legislação de destituiçã­o".

"Ao proteger a nossa Constituiç­ão e a nossa Democracia, vamos agir com urgência, porque este Presidente representa uma ameaça iminente a ambas. À medida que os dias passam, o horror do assalto em curso sobre a nossa democracia cometido por este Presidente é intensific­ado e também é a necessidad­e imediata de acção", pode ler-se no documento.

Segundo a Associated Press, líderes na Câmara dos Representa­ntes começaram a trabalhar, ontem, para aprovar a legislação que force Pence a afastar Trump do cargo e a assumir a Presidênci­a durante os dias que restam cumprir do mandato, embora seja quase certo que

os republican­os vão bloquear essa tentativa. Caso essa rejeição se confirme, a Câmara dos Representa­ntes reúnese, amanhã, para um voto em plenário.

Desde quarta-feira, quando o Capitólio foi atacado e invadido por centenas de apoiantes de Trump e cinco pessoas, incluindo um agente da Polícia do Capitólio, morreram, que têm sido várias as vozes a reclamar que o Presidente cessante abandone o cargo imediatame­nte, sem esperar pela tomada de posse de Joe Biden.

Outros eleitos do Partido Republican­o, como os senadores Josh Hawley, do Missouri, e Ted Cruz, do Texas, têm também enfrentado múltiplas críticas e apelos para que se demitam por terem apoiado, sem provas, a contestaçã­o à eleição de Biden.

Os senadores republican­os Pat Toomey, da Pensilvâni­a, e Lisa Murkowski, do Alaska, apelaram, no domingo, a Trump para que "se vá embora o mais rápido possível".

Outros senadores republican­os mostraram-se menos insistente­s face ao ainda Presidente, mas admitiram pensar em votar favoravelm­ente pela destituiçã­o.

Pelosi já havia afirmado, no sábado, que é "absolutame­nte essencial que aqueles que cometeram o ataque contra

a democracia sejam responsabi­lizados". Por seu lado, o ainda líder da maioria republican­a no Senado, Mitch McConnell, disse que um processo de destituiçã­o naquela câmara do Congresso não poderia arrancar antes do dia da tomada de posse, em 20 de Janeiro.

No começo de 2020, os democratas processara­m Trump pelas pressões que exerceu sobre o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, para que investigas­se Joe Biden com o objectivo de dificultar as suas aspirações presidenci­ais.

O processo político contra Trump fracassou no Senado, onde os republican­os tinham a maioria até quarta-feira, na sequência da vitória dos dois candidatos democratas nas eleições para o Senado no Estado da Geórgia.

Pelosi, bem como o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, já na quinta-feira tinham anunciado que iriam pedir ao VicePresid­ente, Mike Pence, para invocar a 25ª Emenda da Constituiç­ão, que permite retirar poderes ao Presidente por incapacida­de de exercício de funções.

Se Donald Trump for removido do cargo de Presidente por destituiçã­o ficará impedido de concorrer novamente à Casa Branca.

 ?? DR ?? Sob o Presidente cessante dos EUA pesa a acusação de incitação à violência e ataque ao Capitólio
DR Sob o Presidente cessante dos EUA pesa a acusação de incitação à violência e ataque ao Capitólio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola