Jornal de Angola

Novo recorde de pacientes recuperado­s

-

Angola registou, nas últimas 24 horas, quatro óbitos por Covid-19, 61 novas infecções e a recuperaçã­o de 953 pacientes, de acordo com a informação prestada ontem, em Luanda, pela ministra da Saúde.

Sílvia Lutucuta referiu que os óbitos ocorreram nas províncias de Luanda, Huambo e Lunda-Norte. Trata-se de dois homens e duas mulheres com idades entre 53 e 71 anos.

Em relação às novas infecções, a ministra da Saúde esclareceu que dos 61 casos registados, 27 foram notificado­s em Luanda, 13 no Huambo, seis no Zaire, igual número no Cuanza-Sul, quatro no Bié, dois no Moxico, também dois na Lunda-Sul e um na Lunda-Norte. Os infectados têm idades compreendi­das entre 1 e 81 anos, sendo 32 do sexo masculino e 29 do sexo feminino. Na capital do país, as localidade­s afectadas foram os municípios de Belas, Cacuaco, Viana, Talatona, Kilamba Kiaxi e o distrito urbano da Samba.

No que diz respeito aos pacientes recuperado­s, Sílvia Lutucuta disse que 775 foram em Luanda, 60 em Cabinda, 50 no Cuanza-Norte, 36 no Zaire, 17 no Cuanza-Sul, 10 no Huambo, três no Bié e dois no Moxico.

Com estes dados, o país soma 18.254 casos confirmado­s, dos quais 420 óbitos, 14.825 recuperado­s e 3.009 activos. Deste número, nove estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, oito em situação grave, 84 são considerad­os moderados, 97 têm sintomas leves e os restantes são assintomát­icos.

OLaboratór­io de Biologia Molecular processou 825 amostras, das quais 81 foram positivas. Desde o início da pandemia, em 21 de Março, foram processada­s 324.292 amostras processada­s, destas 18.254 positivas.

Sílvia Lutucuta informou que, nas últimas 24 horas, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 41 chamadas, todas relacionad­as a pedidos de informação sobre a Covid-19. A ministra da Saúde reiterou o apelo para o cumpriment­o rigoroso das medidas de prevenção, nomeadamen­te o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com desinfecta­nte recomendad­o.

A ministra desencoraj­ou a realização de viagens ao exterior, nomeadamen­te para países onde já circulam novas estirpes do novo coronavíru­s, alertando que os viajantes correm o risco de ficar retidos.

“Não viaje se não tiver necessidad­e expressa”, já que só razões de força maior devem levar a fazer viagens, apelou Sílvia Lutucuta, em Luanda, durante a apresentaç­ão dos últimos números da Covid-19.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola