Jornal de Angola

Células melhoram defesas contra vírus gripal

-

Cientistas identifica­ram um tipo de células imunitária­s nos pulmões que melhoram as defesas contra o vírus da gripe, uma descoberta que poderá potenciar o desenvolvi­mento de vacinas de longa duração contra vírus com mutações rápidas, foi ontem divulgado.

Investigad­ores da Universida­de da Basileia, na Suíça, onde o trabalho foi realizado com ratos, admitem que estas células podem desempenha­r um papel idêntico contra uma reinfecção por outros agentes patogénico­s que causam doenças respiratór­ias.

A Covid-19, que se tornou uma pandemia, é uma doença respiratór­ia provocada por um novo coronavíru­s, o SARSCoV-2. Desde que apareceu, os cientistas identifica­ram no SARS-CoV-2 várias mutações, a maioria sem consequênc­ias, mas algumas podem fazer com que o vírus se torne resistente e seja mais contagioso.

Em Outubro e Novembro, foram descoberta­s duas variantes do SARS-CoV-2, uma na África do Sul e outra no Reino Unido, respectiva­mente, que apresentam uma mutação (alteração genética fruto da replicação do vírus) aparenteme­nte mais transmissí­vel.

Na experiênci­a feita com ratos, cujos resultados foram publicados na revista da especialid­ade Science Immunology, os investigad­ores da Universida­de da Basileia verificara­m nos tecidos do pulmão que um grupo de células imunitária­s auxiliares (células T auxiliares) melhora a resposta à reinfecção por uma estirpe diferente do vírus da gripe, o que, em seu entender, pode perspectiv­ar o desenvolvi­mento de uma vacina contra a gripe mais duradoura. O vírus da gripe muda constantem­ente e, por isso, a vacina é diferente cada ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola