Jornal de Angola

Homem foi esfaqueado por jovem em pensão

- Kátia Ramos

Um indivíduo, de 55 anos, foi esfaqueado 28 vezes, na região do tórax, na manhã de segunda-feira, numa pensão em Viana, pela suposta namorada, uma menina de 17 anos, que o acusa de abuso sexual reiterado e ameaças de morte.

Jacinto Keta Macanga, de 55 anos, foi esfaqueado, na segunda-feira, pela suposta namorada, uma menina de 17 anos, no interior de uma hospedaria, no município de Viana.

O indivíduo, que agora corre risco de vida, foi submetido a uma intervençã­o cirúrgica e está a ser assistido no Hospital do Capalanga.

O director da unidade hospitalar, Luís Domingos, disse à Rádio Nacional de Angola que “os ferimentos de maior gravidade estão localizado­s no pulmão e coração”.

“Logo que o paciente deu entrada no hospital, tivemos que o encaminhar para o bloco operatório. Fizemos uma cirurgia que possibilit­asse a drenagem do sangue que estava à volta do coração e à sutura das feridas no pulmão esquerdo”. “Antes da cirurgia, o paciente fez primeiro uma paragem cárdioresp­iratória. Foi reanimado e, durante a operação cirúrgica, teve outra e foi, novamente, reanimado”, disse o médico. Acrescento­u que “neste momento está calmo, entubado e sob ventilação mecânica até que o seu parâmetro hemodinâmi­co volte ao normal”.

A jovem,que desferiu 28 facadas ao homem, disse à Rádio Nacional de Angola que se sentia cansada, porque o indivíduo esfaqueado a abusava sexualment­e e ameaçava matar a sua família se o denunciass­e.

“Ele violava-me, mostrava arma e dizia que podia fazer mal à minha família. Não dava nada em troca depois do acto. Eu já não estava a aguentar. Por esta razão, levei um faca e um martelo. Logo que ele se preparava para praticar o coito, surpreendi-lhe, com os meios contundent­es, e começamos a lutar”, disse.

Uma recepcioni­sta da Hospedaria Pátio de Viana contou que recebeu o casal por volta das 9 horas da manhã de segunda-feira e minutos depois começou a ouvir gritos de socorro de um homem.

Quando o pessoal acorreu ao quarto, para tentar ver o que se passava, arrombaram a porta. A menina, segundo a recepcioni­sta, correu ao encontro dos trabalhado­res e dizia que estava tudo bem, mas o senhor ganhou fôlego e, novamente, gritou por socorro.

Os trabalhado­res, ao verem o sangue espalhado pelo quarto, neutraliza­ram-na e receberam a faca que empunhava. O portavoz da Polícia em Luanda, Nestor Goubel, sublinhou que a menina já se encontra detida e em breve será apresentad­a ao Ministério Público.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola