Jornal de Angola

Defendida unificação do partido antes das eleições

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

O secretário provincial interino da FNLA, no Zaire, António Nelson, defendeu, ontem, em Mbanza Kongo, a unificação do partido antes da realização das eleições autárquica­s e gerais no país.

“Desejamos um partido unificado. A unificação passa pela reconcilia­ção e unidade em torno dos objectivos do partido. Sem a unidade o partido vai continuar estagnado”, disse.

O político, que falava à margem de uma marcha, realizada em homenagem aos 98 anos do nascimento do fundador do partido, Álvaro Holden Roberto, nascido a 12 de Janeiro de 1923, disse que os líderes da FNLA devem colocar de parte os interesses pessoais e olharem para os objectivos partidário­s.

António Nelson, que liderou a marcha, que serviu igualmente para celebrar o 12 de Janeiro de 1962, data da fundação da organizaçã­o juvenil do partido, disse que, o momento actual exige a unificação dos irmãos para manter o foco nas eleições que se aproximam.

O ancião de 80 anos, fiel aos ensinament­os de Holden Roberto e Ngola Kabangu, defende a necessidad­e de Lucas Ngonda promover a união no seio do partido em todo o país, caso contrário a FNLA pode ficar esquecido nas próximas eleições.

“Estes que dirigem agora são pessoas que entraram depois da Independên­cia, principalm­ente, Lucas Ngonda. Durante os 14 anos de Luta de Libertação Nacional, ele estava ao lado dos portuguese­s contra os seus irmãos, porque foi da Polícia Internacio­nal e de Defesa do Estado (PIDE), que vigorou entre 1945 e 1969, responsáve­l pela repressão de todas as formas de oposição ao regime político colonial vigente”, recordou.

Para António Nelson, é vergonhoso um partido histórico como a FNLA contar com apenas um deputado na Assembleia Nacional, situação que deseja ver alterada na próxima legislatur­a.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? António Nelson, secretário provincial Interino da FNLA
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO António Nelson, secretário provincial Interino da FNLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola