Jornal de Angola

Provedores da CPLP pedem acompanham­ento da pandemia

-

A Rede dos Provedores de Justiça e Instituiçõ­es Nacionais de Direitos Humanos da CPLP recomendou, segunda-feira, o contínuo acompanham­ento da situação da pandemia da Covid-19 nos Estados membros.

O apelo saiu de um encontro realizado por vídeo conferênci­a, com a participaç­ão do Provedor de Justiça de Angola, Carlos Alberto Ferreira Pinto.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, à semelhança do resto do Mundo, tem vindo a registar aumento de casos positivos de Covid-19, particular­mente no Brasil e em Portugal.

Os participan­tes ao encontro recomendar­am, por outro lado, que as Provedoria­s de Justiça tenham os olhos voltados para as acções dos Governos, em relação à defesa das empresas e dos cidadãos.

Na primeira reunião da Rede dos Provedores de Justiça e Instituiçõ­es Nacionais dos Direitos Humanos, em 2021, recomendou-se ainda maior cooperação entre os países da CPLP.

A esse respeito, o Provedor de Justiça de Angola, Carlos Ferreira Pinto, encorajou os homólogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para maior interacção na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

Durante duas horas, os participan­tes abordaram vários assuntos em torno do tema "Provedores de Justiça e Instituiçõ­es Nacionais de Direitos Humanos em tempos de pandemia".

Cabo Verde mantém-se na Presidênci­a da Rede dos Provedores de Justiça e Instituiçõ­es Nacionais dos Direitos Humanos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

A organizaçã­o integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola