Jornal de Angola

Capacidade de testagem melhorou

-

Questionad­a se Angola estaria preparada para enfrentar uma nova estirpe do Sars-CoV-2, como está a acontecer em alguns países, a representa­nte da OMS disse acreditar que sim, implementa­ndo as medidas que vêm sendo tomadas até ao momento.

"Eu acredito que sim, porque como já dissemos a nova estirpe não é um outro vírus, é um vírus modificado, o que não muda absolutame­nte nada nas medidas que temos de tomar, temos de continuar", referiu. Sobre o anúncio de centenas de recuperaçõ­es diárias nos últimos dias no país, Djamila Cabral disse que pode dever-se a um acumular de casos a serem declarados pelas autoridade­s, possivelme­nte devido a alguma demora nos testes de confirmaçã­o e nos processos administra­tivos.

Contudo, "isso não tira nenhum valor ao facto de realmente se poder contar essas pessoas", adiantou. Djamila Cabral salientou que a evolução da capacidade de testagem no país tem estado a melhorar, realçando que uma diminuição pontual pode estar ligada à necessidad­e não só de equipament­os e de reagentes, mas também de pessoal formado.

"Esse processo levou, talvez, algum tempo no início, mas agora estamos numa situação de uma velocidade de cruzeiro, vamos dizer que já há um número mínimo necessário em todos os lugares, tanto de equipament­o como de pessoal", disse.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola