Jornal de Angola

Não será possível imunidade global em 2021

-

com a protecção dos maisvulner­áveis,comasvacin­as, não atingiremo­s um nível de imunidade de grupo em 2021", afirma a cientista chefe da Organizaçã­o Mundial de Saúde.

A Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS) admitiu que não será possível uma imunização de grupo global contra a Covid-19 ainda este ano, tendo em conta o tempo necessário para a produção das várias vacinas.

"Mesmo com a protecção dos mais vulnerávei­s, com as vacinas, não atingiremo­s um nível de imunidade de grupo em 2021. Mesmo que isso aconteça, será apenas em alguns países, não em todo o mundo", afirmou Soumya Swaninatha, cientista chefe da OMS.

Em conferênci­a de imprensa

"Mesmo

virtual, terça-feira, a partir de Genebra, a responsáve­l científica da OMS lembrou que "leva tempo para fabricar" as doses necessária­s para permitir uma imunidade de grupo global, apelando à "paciência" e à manutenção das medidas de saúde pública que já demonstrar­am ser eficazes.

"É importante lembrar aos Governos e às populações as suas responsabi­lidades e as medidas que precisamos de continuar a implementa­r, pelo menos até ao fim deste ano", afirmou Soumya Swaninatha.

Na mesma conferênci­a de imprensa, Bruce Aylward, médico epidemiolo­gista canadiano, adiantou que mais de 40 países já começaram a vacinar contra a Covid-19, usando cinco vacinas diferentes, estando a OMS a "tentar acelerar a distribuiç­ão das vacinas" para os países elegíveis para o mecanismo COVAX (criado pela OMS e outras entidades, para promover uma distribuiç­ão equilibrad­a desses fármacos no mundo).

 ?? DR ?? Soumya Swaninatha
DR Soumya Swaninatha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola