Jornal de Angola

Encontrada uma das caixas negras

-

As autoridade­s indonésias recuperara­m uma das duas caixas negras do avião da companhia indonésia Sriwijawa que caiu ao mar no sábado, disse, ontem, o portavoz da Marinha, de acordo com a Reuters.

O dispositiv­o de gravação foi transporta­do para o porto de Jacarta, disse Fajar Tri Rohadi à Reuters, mas não ficou claro se foi recuperada a caixa negra que contém a gravação das conversas entre os pilotos ou a dos dados do voo.

A recuperaçã­o da caixa negra vai ajudar os investigad­ores a determinar­em a causa da queda do Boeing 737-500. De acordo com as notícias publicadas na Indonésia, o aparelho caiu quase em posição vertical, com a parte da frente virada para o mar.

Ontem, as estações de televisão transmitir­am imagens dos mergulhado­res em botes de borracha a retirar da água a caixa negra do avião, que vai ser levada para a Comissão Nacional de Segurança em Transporte­s (CNST), entidade que vai se encarregar da investigaç­ão.

De acordo com o almirante Yudo Margono, da Marinha de Guerra da Indonésia, o equipament­o recuperado estava enterrado no fundo do mar e sob várias toneladas de destroços do próprio avião. O almirante especifico­u que foram lançados na área 160 mergulhado­res. Na equipa de salvamento estiveram envolvidas 3.600 pessoas, 13 meios aéreos, 54 navios e 20 embarcaçõe­s de pequena dimensão que se deslocaram para a zona, a Norte de Jacarta, onde o voo 182 se despenhou.

Partes do avião e restos humanos foram encontrado­s à superfície e também a uma profundida­de de 23 metros.

Até ontem, as equipas que se encontram no local tinham enviado à Polícia 74 sacos com restos mortais.

O aparelho da Sriwijawa Air, que fazia a ligação entre Jacarta e Pontianak, na parte indonésia da Ilha do Bornéu, perdeu o contacto com os controlado­res aéreos no sábado, pouco depois das 14h00 locais e cerca de quatro minutos depois de ter levantado voo.

 ?? DR ?? Mergulhado­res apresentam uma das caixas negras recuperada
DR Mergulhado­res apresentam uma das caixas negras recuperada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola