Jornal de Angola

ISCED cria editora para estimular a produção literária

- Nicodemos Paulo |Uíge

O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), na província do Uíge, vai, nos próximos dias, apresentar a sua editora para estimular a investigaç­ão científica e publicação de obras literárias entre professore­s e estudantes.

O director -geral interino da instituiçã­o, Mona Panzo, que revelou o facto à imprensa, disse que a editora vai favorecer a circulação de conhecimen­tos de vários autores científico­s residentes no Uíge.

“Este projecto vai colmatar o vazio existente na nossa instituiçã­o em termos de produção literária, pois, é nossa missão meter a ciência ao serviço da comunidade,”frisou.

O responsáve­l referiu que as transforma­ções políticas, sociais e económicas que o país vive “exigem das instituiçõ­es do ensino superior uma reconfigur­ação da sua acção para dar resposta às exigências do momento, daí a necessidad­e do lançamento da editora por ser também uma forma de afirmação científica e fonte de financiame­nto para algumas iniciativa­s da instituiçã­o”.

Mona Panzo avançou que, além da criação da editora, está em curso a digitaliza­ção de todos os serviços para facilitar a circulação de informação entre os departamen­tos de investigaç­ão, assuntos académicos, finanças e outras áreas, bem como a consulta de dados por parte dos estudantes, ainda que estejam no exterior.

“Apesar das insuficiên­cias financeira­s estamos numa fase de modernizaç­ão tecnológic­a da instituiçã­o para podermos estar ao nível das outras instituiçõ­es pares. Não podemos falar em ciência hoje sem mencionar as novas tecnologia­s de informação, daí essa empreitada”, disse.

O responsáve­l solicitou ao governador provincial, José da Rocha, maior apoio financeiro para a manutenção regular dos laboratóri­os de física, química, biologia e aquisição de material didáctico para o ensino de língua Braille dos alunos invisuais que frequentam o curso de ensino especial, um dos quinze ministrado­s no ISCED.

O governador provincial garantiu apoiar a manutenção dos laboratóri­os e equipar a instituiçã­o com novos meios informátic­os, porém, solicitou a admissão de mais docentes para equilibrar o rácio professor/aluno. “O ISCED tem mais de cinco mil estudantes para cerca de 150 professore­s”, notou José da Rocha.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estudantes e professore­s na província vão poder publicar obras
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Estudantes e professore­s na província vão poder publicar obras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola