Jornal de Angola

“Dudu” defende maior dignidade para os criadores

-

O presidente da comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), Manuel António de Oliveira “Dudu”, defendeu a criação urgente de políticas que visem dignificar o trabalho desenvolvi­do em prol da cultura nacional pelos artistas, particular­mente os criadores das artes plásticas, muitos dos quais acabam na penúria.

O também artista plástico teceu estas declaraçõe­s na inauguraçã­o da exposição colectiva de artes plásticas “Plasticida­de Anti-Covid-19, Um tributo ao artista plástico Paulo Jazz”, aberta pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, há uma semana, no Salão Internacio­nal de Exposições (SIEXPO), no Museu Nacional de História Natural, em Luanda.

Na ocasião, António de Oliveira disse que o 8 de Janeiro, Dia Nacional da Cultura, é uma data de reflexão para a vida dos criadores angolanos, tendo em conta que “fizemos uma retrospect­iva sobre o que é que nós somos como artista para nossa sociedade”.

Acrescento­u que os artistas ultimament­e têm vivido uma fase crítica. "Há necessidad­e de valorizar a arte e a cultura, no sentido de se fazer uma história mais positiva e alegre, mesmo neste período difícil que o mundo está a viver com a pandemia da Covid-19."

O presidente da comissão directiva da UNAP disse que ficaria honrado e satisfeito se os artistas em Angola pudessem sobreviver financeira­mente dos seus trabalhos, deixando assim a condição de pedintes.

O artista, disse, é um homem que produz, “mas muitos dos nossos governante­s e empresário­s não têm uma visão culturalme­nte forte, razão pela qual não defendem a nossa identidade cultural”.

“É triste o que o digo, hoje vimos muitos criadores pedintes. Estamos a tempo de inverter o quadro, porque ultimament­e estamos a perder vários artistas, muitos morreram na miséria”, disse o artista Dudu.

No mundo das artes plásticas angolanos, António de Oliveira disse que em menos de seis meses viu partir grandes figuras com destaque para o Mestre Kapela, Paulino Damião “Kota 50” e Paulo Jazz, que deram grandes contributo­s ao desenvolvi­mento da cultura nacional, principalm­ente para as artes plásticas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola