Jornal de Angola

FIBA África aguarda por segundo anfitrião

- Armindo Pereira

A FIBA África aguarda pela confirmaçã­o de mais um país para acolher jogos para definir o calendário de jogos de Fevereiro, referentes à segunda janela de qualificaç­ão para a 30ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket´2021, agendado para decorrer no Rwanda.

O facto foi revelado pelo presidente da entidade, o moçambican­o Aníbal Aurélio Manave, em declaraçõe­s ao canal desportivo da Rádio Nacional de Angola, esta segunda-feira. Até ao momento, de acordo com o responsáve­l, a Tunísia é o único país disponível para albergar a próxima fase da eliminatór­ia.

Antes da descoberta da nova variante do coronavíru­s, outras quatro nações haviam manifestad­o a intenção de acolher a segunda janela, segundo Manave, sem no entanto revelar quais. A situação actual está na origem das restrições de ligações aéreas, um pouco por todo o mundo.

“O número crescente da nova vaga de contágio obrigou alguns serviços migratório­s a optar por medidas muito duras. Tudo isso para acautelar o risco de propagação do vírus. Dos cinco países inicialmen­te previstos, apenas a Tunísia confirmou e vai albergar os grupos A e B. Tudo ficará definido depois de ser conhecido um segundo país”, explicou.

Com cinco pontos, Angola ocupa a segunda posição do Grupo B, fruto das vitórias diante de Moçambique( 8758), Quénia (83-66), e derrota frente ao Senegal, por 51-66. Para garantir a qualificaç­ão, os hendecacam­peões precisam de apenas duas vitórias e repetir a proeza alcançada em Kigali, em Novembro último.

A Federação Angolana da modalidade (FAB) vai elaborar o calendário do Campeonato Nacional, tendo em conta os compromiss­os internacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola