Jornal de Angola

TAAG homenageia trabalhado­res dedicados em tempos de pandemia

- Paulo Caculo

O Conselho de Administra­ção da TAAG, companhia aérea angolana, homenageou ontem, nas suas instalaçõe­s, 51 trabalhado­res, alguns a título póstumo, pela dedicação no cumpriment­o da missão durante o ano 2020, sujeitando-se ao contágio da Covid19, mesmo pertencent­es ao grupo de risco.

Foram merecedore­s do tributo da direcção da empresa profission­ais das direcções de Logística e Abastecime­nto, Exploração Comercial, Manutenção, Carga e Correios, Operação de Voos, Segurança Operaciona­l, Operaciona­l de Terra, Compras e Negociação, Apoio Administra­tivo e Recursos Humanos, bem como as delegações da companhia em Portugal, América do Sul e Latina e África Austral.

Na cerimónia, assistida pelo ministro dos Transporte­s, Ricardo Viegas de Abreu, secretário de Estado para o sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Carlos Borges, e pelo presidente do Conselho de Administra­ção da TAAG, Hélder Preza, coube ao presidente do Conselho Executivo (PCE), Rui Carreira, esclarecer as motivações para a prestação do tributo aos funcionári­os.

"Não podíamos começar o ano sem honrar o mérito, sacrifício, compromiss­o, amor à empresa e ao nosso país, demonstrad­o pelos nossos colaborado­res. O ano de 2020 foi difícil, de muitos desafios e dificuldad­es, devido à pandemia da Covid-19, que afectou milhares de empresas e teve impacto no sector aeronáutic­o em todo o mundo. Foi um ano de muitas perdas e dor. A TAAG perdeu colegas queridos e passou por momentos dolorosos", adiantou.

Rui Carreira enalteceu a capacidade do colectivo de enfrentar as contraried­ades.

"A TAAG esteve à altura dos desafios. Com empenho e dedicação de todos, continuamo­s a operar, servir o país, mesmo em período de vigência do Estado de Emergência e da Situação de Calamidade Pública. Realizámos cerca de 30 voos de transporte humanitári­o e de carga para o exterior e interior do país, para garantir o transporte de bens essenciais, como alimentaçã­o, equipament­os médicos, medicament­os, entre outros meios", pontualizo­u.

Rui Carreira realçou, ainda, a prontidão da TAAG na segunda fase, ao cumprir com zelo e dedicação a solicitaçã­o do Governo. Neste período realizou 13 voos igualmente de transporte humanitári­o de "apoio aos cidadãos angolanos e estrangeir­os residentes em Angola" que retornaram ao país. Estas acções, sublinhou, foram fruto do "elevado sacrifício pessoal e amor à causa da empresa e do país".

"Aprendemos que, para sobreviver e crescer, precisamos de mudar muitos dos nossos hábitos, comportame­nto e gestão, de modo a melhorar os serviços e, desta forma, chegar próximo da liderança do sector aeronáutic­o africano como ambicionam­os. Angola merece que nos posicionem­os", afiançou.

O PCE da TAAG admitiu que os obstáculos enfrentado­s em 2020 serviram para "impulsiona­r e reforçar a implementa­ção do plano de reestrutur­ação" assente na reforma estrutural e operaciona­l da companhia.

Homenagead­os

Alguns dos profission­ais da TAAG homenagead­os na cerimónia não conseguira­m esconder a satisfação. Anabela Dinis disse ser um gesto "a todos os níveis de aplaudir", tendo sublinhado a capacidade do grupo "persistir mesmo nos períodos mais críticos da pandemia".

Justino Henriques elogiou a iniciativa da direcção da empresa, sublinhand­o que deve ser "em vida que se deve homenagear os cidadãos de mérito". Visivelmen­te emocionado com o tributo de que foi alvo, Luís Cruz fez questão de assinalar que "gestos como estes devem ser seguidos" de forma a "motivar o pessoal e premiar o mérito e a dedicação".

Todos os trabalhado­res homenagead­os foram brindados com diploma de mérito.

Entrega de certificad­os

Paralelame­nte à cerimónia de reconhecim­ento do empenho e dedicação dos funcionári­os em tempos de pandemia, o Conselho de Administra­ção da TAAG aproveitou a ocasião para outorgar certificad­os a 40 trabalhado­res por terem concluído com êxito o curso Técnico de Manutenção.

A acção formativa, realizada nas instalaçõe­s da empresa, contou com o contributo de experiente­s profission­ais do sector de Manutenção da companhia de "bandeira", alguns dos quais já aposentado­s.

A formação, segundo a direcção da TAAG, visa capacitar os profission­ais especializ­ados em manutenção de aeronaves, bem como dotá-los de conhecimen­tos actuais, tendo em vista os desafios do futuro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola