Jornal de Angola

Dinamarca desenvolve “passaporte” digital

-

A Dinamarca está a desenvolve­r um "passaporte" digital de vacinação para quem já foi imunizado contra a Covid-19, uma medida que pretende facilitar as viagens durante a pandemia tendo em conta que os países deverão começar a pedir esse comprovati­vo.

"Espera-se que outros países comecem a requerer a documentaç­ão de vacinação aquando da entrada no seu território. É aí que o passaporte de vacinação dinamarquê­s será utilizado", explicou, em declaraçõe­s ao New York Post, o Ministério de Saúde dinamarquê­s.

O passaporte digital de vacinação deverá ficar disponível nos primeiros meses deste ano através da página do Ministério da Saúde dinamarquê­s.

A Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS) já tinha anunciado no ano passado estar a trabalhar num certificad­o electrónic­o de vacinação ou uma versão digital do boletim de vacinação usado em vários países.

No entanto, o ministério sublinhou a necessidad­e de investigar mais sobre a transmissi­bilidade do vírus após a imunização e quanto tempo duram as vacinas em efeito antes de ser necessária uma nova dose.

A Dinamarca começou a vacinar os idosos e os profission­ais de saúde no final de Dezembro e já administro­u vacinas, até então, a cerca de 1% da população, ficando à frente da maioria dos países europeus. O país tem, de momento, mais de 181 mil casos e 1.570 mortes a registar.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola