Jornal de Angola

Portugal poderá atingir 14 mil casos e 154 óbitos diários a 24 de Janeiro

-

O epidemiolo­gista Manuel Carmo Gomes estimou que dificilmen­te se evitará os 154 óbitos por dia de Covid-19 dentro de duas semanas e 14 mil casos diários, o que considerou inaceitáve­l.

Numa reunião no Infarmed sobre a situação epidemioló­gica em Portugal, o investigad­or da Faculdade de Ciências de Lisboa apresentou projecções sobre o que acontecerá, se houver uma desacelera­ção do número de novos casos, inspirada naquilo que aconteceu na primeira onda da epidemia, que começa por "subir exponencia­lmente", atinge o pico e desacelera.

Para a projecção foi utilizada a desacelera­ção ocorrida entre 16 e 28 de Março em confinamen­to total.

"Se nós tivermos uma variação dessa ordem de grandeza, aquilo que nós projectamo­s, assumindo que esta desacelera­ção se mantém constante nos próximos dias, dificilmen­te evitaremos já os 14 mil casos por dia", salientou, num encontro que reuniu especialis­tas, políticos, e que foi aberta pela ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido.

O epidemiolo­gista sustentou que, se a partir de agora se conseguir "uma desacelera­ção semelhante àquela que tivemos no início da primeira onda, iremos parar a este número médio de casos, e levaremos aproximada­mente duas semanas, e depois temos que descer, porque 14 mil casos por dia não é aceitável".

Para passar aos sete mil casos, serão necessária­s aproximada­mente três semanas, assumindo uma descida média semelhante à da primeira vaga, de menos 3,2%.

Relativame­nte aos internamen­tos, as projecções apontam para já 700 internados em unidade de cuidados intensivos. "Vamos ultrapassa­r essa linha", lamentou.

Quanto ao número de óbitos, Manuel do Carmo Gomes adiantou que apresentam uma tendência ascendente desde há alguns dias, lembrando que "respondem com atraso relativame­nte ao número de novos casos e aos próprios internamen­tos".

Segundo o epidemiolo­gista, as previsões apontam para 154 óbitos diários em 24 de Janeiro. "Eu penso que dificilmen­te evitaremos os 140, 150 casos de óbitos por dia", estimou.

Se as projecções se concretiza­rem, o número total de óbitos acumulado atingirá aproximada­mente os 12 mil, que, afirmou, "é um valor muito preocupant­e".

"Portanto, penso que nós temos pela frente as semanas mais difíceis desta pandemia. A única boa notícia é que, depois disto, estou convencido de que só pode melhorar, mas vai levar tempo", vincou Manuel Carmo Gomes.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola