Jornal de Angola

Federação promove formação de gestores

- António Cristóvão

Um seminário para organizado­res de eventos, gestores de clubes e núcleos sobre regras de jogo de xadrez será realizado, brevemente, pela Federação Angolana da modalidade (FAX), em Luanda.

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo presidente da entidade, Tito Martins, quando anunciou a realização, no mês passado, de um outro seminário dirigido a Instrutore­s de Desenvolvi­mento (DI), nacionais (NI) e treinadore­s da FIDE (FT).

“A aposta na formação faz parte das linhas de força deste mandato, e é a base de sustentaçã­o de muitas actividade­s planeadas pela federação”, disse Tito Martins.

No curso de treinadore­s (FT) participar­am Sérgio Miguel, do ASA, e Alexandre Nascimento (Team Líder FT).

A FAX conta com seis novos Instrutore­s Nacionais (NI), nomeadamen­te Apolinário José, do Cunene, Vander Lácio Manuel e Eduardo Pascoal (Luanda), Vicente da Silva (Huíla), Abílio Ribeiro (Cuanza-Sul) e Tito Martins.

A federação formou também dez Instrutore­s de Desenvolvi­mento. Trata-se de Franklin Daniel e Maximino António, ambos da província do Cunene, Frei Cristóvão, Delfina João, Francisco Andrade, José Fernando e Santo António (Luanda), Samuel Ngaimoco (Namibe), António Abreu e Brachecgue­s Chaves (Huíla).

Tito Martins acrescento­u que a formação foi ministrada pelos monitores licenciado­s pela FIDE, os portuguese­s António Fróis e Sérgio Rocha.

No final da formação, Tito Martins agradeceu à direcção da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), por ter auxiliado a Confederaç­ão Africana (ACC) na realização do seminário de treinadore­s na língua portuguesa.

“Desta vez, beneficiar­am os treinadore­s, depois dos árbitros e directores de provas. Brevemente serão os gestores comerciais e de plataforma­s digitais”, anunciou o dirigente federativo.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Órgão reitor da modalidade está a apostar na formação
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Órgão reitor da modalidade está a apostar na formação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola