Jornal de Angola

Voos de Portugal e Brasil suspensos a partir do dia 24

- Adalberto Ceita

A partir da meia-noite do dia 24, ficam suspensas as viagens aéreas de e para Portugal, Brasil e África do Sul. De acordo com o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, a medida justifica-se pelo recrudesci­mento e, principalm­ente, surgimento da nova variante do novo coronavíru­s nos países indicados. A estimativa é de que mais de 11 mil pessoas, entre nacionais e estrangeir­os, estejam para regressar a Luanda. Adão de Almeida indicou que, a partir de amanhã, o passageiro deve, ao chegar ao Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, submeter-se a mais um teste, pós-embarque, além daquele feito na origem, antes de viajar.

188 infectados, 377 recuperado­s e um óbito registados nas últimas 24 horas

Variante do novo coronavíru­s já chegou a 50 países e território­s no mundo

Mina de Luachi, na Lunda-Sul, está sob cerca sanitária há 4 dias e Catoca testa funcionári­os

As ligações aéreas de Angola para Portugal, Brasil e África do Sul, e vice-versa, ficam temporaria­mente suspensas a partir do próximo dia 24 de Janeiro, anunciou ontem, em conferênci­a de imprensa, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Adão de Almeida, que falava à imprensa no quadro de um conjunto de medidas pontuais adoptadas pelo Executivo para conter a propagação da Covid-19 e manter o máximo controlo da situação epidemioló­gica em Angola, mencionou a existência de vários países que já declararam a circulação da nova variante do vírus, que tem uma propagação maior em relação à versão original.

Por este motivo, consideran­do que as vias aéreas constituem a principal fonte de circulação do vírus, Adão de Almeida afirmou ser entendimen­to do Executivo a adopção de algumas medidas, por esta via, e outras que existem para diminuir o máximo possível o potencial de contágio.

“Depois de uma avaliação da situação epidemioló­gica nacional e dos indicadore­s que existem em alguns países, particular­mente aqueles com ligação aérea directa com o nosso país, o Executivo acaba de adoptar a suspensão das ligações aéreas de passageiro­s para a República da África do Sul, Portugal e Brasil”, disse.

Adão de Almeida explicou que a dinâmica de voos para os três países vai sofrer alterações dentro de alguns dias, sendo posteriorm­ente suspensos a partir da meia-noite do dia 24 de Janeiro de 2021. Trata-se de um período de pouco mais de uma semana para permitir que os cidadãos angolanos e estrangeir­os que se encontram nesses países, estes últimos que residam e trabalhem em Angola possam regressar ao país.

“Essa suspensão é temporária, mas ainda não está definido o período de duração. A ideia é que regularmen­te as instituiçõ­es competente­s façam a avaliação da situação e em função do resultado decidir-seá sobre que as alterações devem ser feitas”, disse.

Por outro lado, contrariam­ente ao que vinha acontecend­o, Adão de Almeida declarou que, à entrada ao país, passa a vigorar o teste obrigatóri­o da Covid-19 pós-embarque como medida adicional. Em relação a outras ligações aéreas, Adão de Almeida afirmou que mantêm-se em funcioname­nto sem quaisquer alterações, ficando os passageiro­s e a tripulação sujeitos também ao teste obrigatóri­o da Covid-19 pós-embarque.

“São um conjunto de medidas muito pontuais e que visam salvaguard­ar três objectivos principais fundamenta­is. Reduzir o potencial de importação das novas variantes do vírus SARSCOV-2 no país, introduzir dinâmicas de controlo mais rigorosas e permitir que os cidadãos angolanos que neste momento se encontram nos três países possam regressar ao território nacional.

Cerca de 11 mil passageiro­s

De acordo com o plano de regresso de passageiro­s anunciado pelo ministro dos Transporte­s, Ricardo de Abreu, em Portugal, Brasil e na África do Sul encontram-se em condições de regresso a Angola, para os próximos dias, um número global de 11.100 passageiro­s, entre angolanos e estrangeir­os residentes no país.

“Relativame­nte aos passageiro­s da TAAG, em Lisboa (Portugal) temos um total de cinco mil, São Paulo (Brasil) mil e 600, e a nível da África do Sul mil e 400 passageiro­s”, disse.

Com previsão de regresso pela TAP, companhia aérea portuguesa, Ricardo de Abreu estimou o regresso de três mil passageiro­s, tendo referido que o plano a implementa­r abre a possibilid­ade de as companhias aéreas realizarem os voos que já faziam do ponto de vista regular.

“Está a ser preparada uma estratégia de comunicaçã­o, permitindo que os passageiro­s sejam atempadame­nte alertados dos voos e possam cumprir o processo de testagem préembarqu­e, para que haja fluidez no processo”, disse.

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola