Jornal de Angola

Selecção quer estreia com vitória sobre o Qatar

Técnico José Pereira “Kidó” espera apresentar uma equipa determinad­a com objectivo de iniciar a prova com vitória

- António de Brito| Alexandria

As selecções de Angola e do Qatar defrontam-se hoje, às 14h30, no Arena Handball Hall Borg Al Arab, em Alexandria, para a primeira jornada do Grupo C da 27ª edição do Campeonato do Mundo Sénior Masculino de Andebol, que decorre aqui no Egipto até 31 do corrente, com a balança a pender para o combinado angolano.

Frente ao conjunto asiático, o “sete” nacional ambiciona uma entrada triunfal na competição, com o intuito de manter acesa a esperança de qualificaç­ão para a próxima eliminatór­ia, sendo que nos jogos já disputados em 2005 e 2019, as vitórias sorriram para os angolanos.

Reconhecen­do o potencial dos angolanos, os catarinos pretendem fazer um jogo de contenção para adormecer o oponente, depois apostar em ataques planeados, para tentar surpreende­r a rapaziada às ordens de Kidó.

Embora não tenha realizado qualquer amistoso durante o período preparatór­io, na cidade do Lubango, devido à pandemia da Covid-19, a Selecção Nacional pretende fazer da ausência de jogos de controlo, o factor de motivação para o alcance do objectivo primário.

O técnico José Pereira “Kidó” lança para a quadra de jogo uma equipa combativa, a fim de garantir os três pontos em disputa. Sem qualquer possibilid­ade de triunfo ante a selecção Croata, Angola espera ganhar ao Qatar e o Japão para atingir a próxima etapa da prova.

Apesar das pretensões, os angolanos têm, segurament­e, jogos de elevado grau de dificuldad­e. Quer o Qatar quer o Japão efectuaram uma preparação adequada, com amistosos pelo meio, de modo a elevar a capacidade competitiv­a dos seus jogadores.

Para este importante desafio, o selecciona­dor nacional vai, certamente, socorrer-se do sistema ofensivo 3X3, organizado com um pivô, um central, dois laterais e dois pontas, sendo a forma ideal e equilibrad­a de distribuir os jogadores de forma ampla e profunda no terreno de jogo.

Para o mesmo agrupament­o, a Croácia mede forças com o Japão, às 17h00, num jogo em que os croatas são claramente favoritos, atendendo ao histórico e presenças constantes em mundiais. No livro de conquistas, a Croácia tem registado um título mundial.

Frente ao conjunto asiático, o “sete” nacional ambiciona uma entrada triunfal na competição, com o intuito de manter acesa a esperança de qualificaç­ão para a próxima eliminatór­ia, sendo que nos jogos já disputados em 2005 e 2019, as vitórias sorriram aos angolanos

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Angola espera superar o Qatar para começar com o pé direito a competição mundial
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Angola espera superar o Qatar para começar com o pé direito a competição mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola