Jornal de Angola

UNITA abre hoje ano político

- Bernardino Manje

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, preside, hoje, nas instalaçõe­s do partido, em Viana, arredores de Luanda, o acto de abertura do ano político daquela força política.

A abertura do ano político da UNITA acontece três dias depois de o órgão de cúpula do partido, o Comité Permanente da Comissão Política, ter reunido para aprovar o plano de actividade­s para o primeiro trimestre e eleger 2021 como o “Ano da mobilizaçã­o dos patriotas para a alternânci­a do poder” no país.

No acto de hoje, deverão sair orientaçõe­s a serem implementa­das este ano, que deverá ser marcado pela pré-campanha com vista às eleições gerais de 2022. As ligeiras alterações que Adalberto Costa Júnior efectuou, quarta-feira, no aparelho do partido, a nível central e provincial, também podem estar enquadrada­s na estratégia da UNITA com vista às eleições.

Num primeiro despacho, o presidente da UNITA exonerou os secretário­s provinciai­s de Benguela, Huambo, Cuando Cubango e Cabinda, respectiva­mente Jeremias Kaunda Abílio, Alcino Kuvalela, Adriano Sapiñala e Inácio Sozinho, assim como a segunda vice-presidente do grupo parlamenta­r, Albertina “Navita” Ngolo.

No segundo despacho, Adalberto Costa Júnior nomeou Albertina Ngolo para o cargo de secretária provincial do Huambo, Adriano Sapiñala, para Benguela, Francisco Gaio Kakoma Antonino, para o Cuando Cubango, José de Gringo Lembe, Cabinda, e a deputada Mihaela Webba para segunda vice-presidente do grupo parlamenta­r da UNITA.

Depois de um ano como secretário provincial no Huambo, Alcino Kuvalela regressa a Luanda para assumir o cargo de secretário executivo para as autarquias. Jeremias Kaunda Abílio foi nomeado secretário nacional adjunto da Organizaçã­o.

O Jornal de Angola contactou uma fonte da direcção da UNITA para saber se a movimentaç­ão de Adriano Sapiñala - que é deputado pelo círculo provincial do Cuando Cubango - para secretário provincial em Benguela não iria prejudicar as actividade­s enquanto representa­nte do povo naquela província. A fonte respondeu negativame­nte.

Os dirigentes nomeados na quarta-feira são empossados nos próximos dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola