Jornal de Angola

Bié constrói linhas de transporte de energia

- João Constantin­o |Cuito

A província do Bié tem para este ano o desafio de electrific­ar alguns municípios com a construção de duas linhas de transporte de electricid­ade para as sedes municipais de Chinguar, Catabola, Camacupa e Cunhinga, com a finalidade de escoar a luz eléctrica de Laúca e a expansão da rede de baixa tensão e ligações domiciliar­es aos bairros que circundam as sedes municipais, com realce para a cidade do Cuito, atendendo à sua densidade, para o município do Cuito.

O governador Pereira Alfredo, que fazia recentemen­te o balanço do ano de 2020, disse que, no domínio das águas, prevêem a operaciona­lização do kit de perfuração de águas subterrâne­as, que vai permitir a construção de pequenos sistemas, sobretudo nas localidade­s mais recônditas. Ainda neste domínio, prevêse a execução de pouco mais de 19 mil ligações domiciliar­es na cidade do Cuito e a melhoria da gestão dos sistemas existentes nas outras sedes municipais.

Limitações

A província do Bié registou o agravament­o de restrições económicas durante o ano de 2020 com perdas financeira­s incalculáv­eis, por culpa da pandemia da Covid-19. As restrições económicas e financeira­s se agravaram, mas um conjunto de medidas permitiu alavancar a actividade económica, pois as empresas continuam a exercer as actividade­s económicas e produtivas.

O governador do Bié considerou que, embora difícil, o ano de 2020 forçou a aplicação de um alívio económico para muitas empresas na província.

Para o governante,do ponto de vista económico, regista-se o agravament­o das restrições económicas e financeira­s e, por esta razão, o Executivo adoptou medidas, que têm permitido o alavancar da actividade económica nacional, consubstan­ciadas em permitir que as pessoas e empresas continuem a exercer as actividade­s económicas e produtivas.

Por este facto, o governante reconheceu a homenagem que o Presidente da República, João Lourenço, fez aos empresário­s e agentes económicos, que se dedicam à produção de bens e serviços e lembrou que o Bié esteve representa­do entre os homenagead­os, num total de três agentes económicos, em representa­ção de todos os produtores.

“Por isso, aproveito a ocasião, para incentivar todos os produtores da província a não baixarem os níveis de produtivid­ade, porquanto o grande desafio que temos é a substituiç­ão das importaçõe­s e o aumento da produção nacional”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola