Jornal de Angola

Venda de peixe com restrições desde hoje

- João Luhaco | Moçâmedes

A venda de pescado em locais não autorizado­s, tais como à berma das estradas e zonas habitacion­ais, bem como em quantidade­s comerciais a pessoas não licenciada­s, está proibida a partir de hoje na província do Namibe.

A medida surge em cumpriment­o do Decreto emitido a 6 do corrente mês de Janeiro pelo Governo Provincial do Namibe, ao qual o Jornal de Angola teve acesso, que justifica a decisão pela necessidad­e de reversão de um desajuste geral na cadeia de comerciali­zação de pescado na província.

O Decreto afirma que temse verificado “um desajuste geral na cadeia de comerciali­zação de pescado na província do Namibe que contribui para o empobrecim­ento do pescador, em particular, e da província, no geral”, impondo a regulariza­ção da venda pela obrigatori­edade da emissão de factura na venda de pescado.

Esse documento deve trazer descrições da origem do pescado, tais como a designação do barco, da empresa, cooperativ­a ou do operador individual que capturou e o número da licença de pesca. Determina, também, a proibição do uso de veículos automóveis sem condições técnicas para o transporte de pescado, como a falta de caixas isotérmica­s.

Nos termos do Decreto, as embarcaçõe­s vinculadas às empresas de pesca sem condições para as operações deverão realizá-las nas infraestru­turas que tenham condições favoráveis.

Parte do resultado da pesca diária deverá ser encaminhad­a para o consumo directo da população, por via das peixarias, mercados municipais e aos vendedores ambulantes devidament­e licenciado­s, além de que os armadores deverão fornecer os centros de salga e seca de pescado fresco ou congelado.

As embarcaçõe­s de pesca artesanal deverão efectuar as descargas nos Centros de Apoio à Pesca Artesanal da Lucira, Tômbwa, Porto Pesqueiro de Moçâmedes e nas empresas que tenham agregado este segmento.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | NAMIBE ?? Restrições retêm oferta de pescado na província
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | NAMIBE Restrições retêm oferta de pescado na província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola