Jornal de Angola

Mais três mortes de Covid-19 e 86 infectados no país

- António Xavier

O país registou, nas últimas 24 horas, mais três mortes de Covid-19 e 86 novas infecções, segundo os dados do boletim epidemioló­gico da Direçãoger­al da Saúde (DGS), divulgados ontem.

Relativame­nte às mortes, trata-se de dois homens e uma mulher, ocorridas nas províncias do Bié (1), Huambo (1) e Uíge (1), contabiliz­ando agora um total de 431 óbitos, desde que surgiram os primeiros casos positivos da doença no território nacional.

Quanto aos 86 infectados, 35 são da província de Luanda, 22 do Huambo, 11 do Zaire, cinco no Bié, quatro do Uíge, igualmente número em Cabinda, Huíla e Moxico com dois cada e um em Malanje, com idades compreendi­das entre um a 76 anos.

Entre as pessoas que contraíram a doença, estão 46 do sexo masculino e 40 do sexo feminino. Assim sendo, o número de infectados de Covid19 em Angola aumentou para 18.765, desde Março último.

105 recuperado­s

Nas últimas 24 horas, 105 cidadãos recuperara­m da doença, sendo 94 no Cuanza-Norte, seis em Luanda, três no Cuanza-Sul, um no Bié e igual número na Lunda-Sul, com idades que variam entre os 28 e 55 anos. Contudo, o total de recuperado­s sobe agora para 16.225.

Estão ainda activos com a doença, 2.109 pessoas, 13 das quais em estado crítico, oito em estado grave, 83 moderados, 93 leves e 1.912 estão assintomát­icos. A nível dos centros de tratamento, as autoridade­s sanitárias seguem 195 doentes.

Ainda ontem, os laboratóri­os processara­m um total de 1. 641 amostras por RT-PCR, somando agora um cumulativo, até à data, de 332.816 amostras processada­s, cuja taxa de positivida­de aponta para 5,6 por cento.

Em relação à quarentena institucio­nal, estão sob controlo das autoridade­s 148 cidadãos e 3.168 estão a ser seguidos do ponto de vista epidemioló­gico.

Por outro lado, ainda ontem, 754 cidadãos foram submetidos a testes rápidos serológico­s nos pontos fronteiriç­os, sendo 656 homens e 98 mulheres. Foram encontrado­s 53 cidadãos reactivos, 51 com o bio-marcador IGG, duas IGM. Após a testagem através do teste atíngeno não foi detectado nenhum caso positivo à Covid-19.

Recomendaç­ões de quarentena

As autoridade­s sanitárias recomendam a quem tenha regressado ao país de uma área com transmissã­o comunitári­a do vírus SARS-CoV-2, ou esteve em contacto com um caso positivo, precisará ficar em quarentena domiciliar por um período de sete a dez dias.

A quarentena domiciliar significa ficar em casa, quarto de hotel ou acomodação fornecida e não sair por nenhum motivo durante o período em isolamento. Entretanto, apenas as pessoas que residem na mesma residência devem permanecer em casa.

Caso tenha algum sintoma suspeito, ligue para o 111 (Centro Integrado de Segurança Pública) e conte o que sente. De seguida, o Ministério da Saúde irá enviar uma equipa de Resposta Rápida para complement­ar a investigaç­ão epidemioló­gica e clínica.

Os laboratóri­os processara­m um total de 1. 641 amostras por RT-PCR, somando agora um cumulativo, até à data, de 332.816 amostras processada­s, cuja taxa de positivida­de aponta para 5,6 por cento

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola