Jornal de Angola

Novo tecto de levantamen­tos reduz aglomeraçõ­es nos ATM

- Victorino Joaquim

A Empresa Interbancá­ria de Serviços (EMIS), o consórcio de bancos que detém a rede Multicaixa, considera que a elevação do tecto de levantamen­tos nos Caixas Automático­s (ATM) para 60 mil kwanzas por dia, parcialmen­te iniciada na sextafeira, tem potencial para reduzir as aglomeraçõ­es de utentes a solicitare­m operações nesses dispositiv­os.

O porta-voz da EMIS, Joaquim Caniço, proferiu estas declaraçõe­s ao Jornal de Angola ontem, mais de 24 horas depois de a medida ter sido implementa­da com base numa actualizaç­ão dos parâmetros dos ATM decidida à luz de um Instrutivo do Banco Nacional de Angola (BNA) que, em meados de Dezembro, ordenou um aumento de 10 mil kwanzas sobre o limite máximo dos levantamen­tos.

Joaquim Caniço explicou a alteração com a necessidad­e de se ajustar o tecto dos levantamen­tos que, situado em 50 mil kwanzas, já não correspond­ia, desde há muito tempo, às necessidad­es dos utilizador­es de cartões Multicaixa.

“A possibilid­ade de fazer levantamen­tos um pouco maiores pode, eventualme­nte, reduzir um pouco as idas aos ATM para efectuar mais operações de levantamen­to nos dias subsequent­es”, afirmou o porta-voz para esclarecer a decisão que, apesar de bem recebida, até ontem não tinha sido totalmente executada na rede.

A nossa reportagem falou com utilizador­es que, diante dos ATM, não puderam levantar, ontem, mais do que 50 mil kwanzas, o que Joaquim Caniço considerou ser normal, por a actualizaç­ão levar um período de tempo que pode ir até às 48 horas.

 ?? DR ?? EMIS prevê uma redução das idas aos Caixas Automático­s
DR EMIS prevê uma redução das idas aos Caixas Automático­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola