Jornal de Angola

O cultivo do arroz

-

O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífer­a do mundo, apenas ultrapassa­da pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.

Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatur­a ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradiciona­is, de mão-deobra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrare­m-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule à velocidade muito reduzida.

O arroz é uma das culturas mais importante­s a serem domesticad­as a nível mundial, sendo a Ásia (Oryza sativa L.), a África (Oryza glaberrima Steud) e a América (Oryza sp.) discutidas como os berços da domesticaç­ão.

A visão comummente aceite é que o arroz foi cultivado primeirame­nte na região do vale do Rio Yangtzé na China. Estudos morfológic­os de fitólitos de arroz no sítio arqueológi­co Diaotonghu­an mostram claramente a transição da colecta de arroz selvagem para o cultivo de arroz plantado. O grande número de fitólitos de arroz silvestre no nível de Diaotonghu­an que data de 12.00011.000 AP indica que a colecta de arroz selvagem fazia parte dos meios locais de subsistênc­ia.

Mudanças na morfologia de fitólitos de Diaotonghu­an datados de 10.000-8.000 AP mostram que o arroz existente

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola