Jornal de Angola

Angola tenta o “impossível” diante da temível Croácia

No desafio entre equipas do mesmo continente Japão procura colocar fim à hegemonia do Qatar

- António de Brito| Alexandria

Depois da derrota com o Qatar, por 25-30, a Selecção Nacional Sénior Masculina de Andebol tem mais um jogo difícil frente à Croácia, hoje às 17h00, no Arena Borg Sports Al Hall, para a segunda jornada do Grupo C da 27ª edição do Campeonato do Mundo, que se disputa até 31 do corrente, no Egipto.

No confronto diante dos balcânicos, os angolanos são chamados a terem outra postura e atitude, visto que o adversário vem de um empate (29-29) com o Japão, e entra determinad­o em vencer o desafio. Apesar das dificuldad­es a encontrar diante da experiente selecção croata, a equipa nacional tem de se apresentar ao melhor nível, bem como evitar os inúmeros erros observados no embate com o Qatar.

Os comandados de José Pereira “Kidó” tem de circular mais a bola e serem eficazes no ataque. Os pontas direitos e esquerdos, Cláudio Chicola e Adilson Maneco têm de ser versáteis e surgirem sempre na baliza adversária para concretiza­rem para o golo. Se esses aspectos funcionare­m, o conjunto angolano pode perfeitame­nte conseguir um resultado positivo.

Para que tal aconteça, a Selecção Nacional tem de entrar decidida para o terreno de jogo e não colocar na cabeça que tem uma missão bastante complicada, porque defronta um ex-campeão mundial.

Aliás, a Croácia que se apresentou diante do Japão esteve muito aquém do real valor, mas não deixa de ser um adversário de pesos pesados. Com base no desafio realizado diante do Japão, Angola tem de procurar estudar melhor o oponente para não voltar a claudicar na competição.

A ausência de jogos de controlo, durante a preparação realizada na Huíla, começa a fazer-se sentir na equipa nacional, em função da posturadem­onstrada na partida com o campeão asiático. Os jogadores apresentar­am-se presos nos movimentos, e a estratégia montada pelo selecciona­dor nacional (3x3) ou (5x1) não surtiam efeitos desejados. Daí a razão da derrota no jogo de estreia.

No entanto, o técnico José Pereira “Kidó” deve entrar de início com Geovani Muachissen­gue à baliza. Na primeira linha podem actuar Jaroslav Aguir, Romé Hebo e Manuel Nascimento, sendo que na segunda linha as apostas recaem a Adelino Pestana, Cláudio Chico e Adilson Maneco.

Para a mesma série, o Japão mede forças com o Qatar, às 14h30, num jogo que se espera “electrizan­te” e emotivo, por colocar frente a frente adversário­s rivais. O Japão quer pôr fim na hegemonia do campeão da Ásia. À entrada da segunda jornada, o Qatar lidera o agrupament­o com três pontos, Croácia e Japão vêm logo a seguir com dois, ao passo que Angola ocupa a última posição, com um ponto.

 ?? DR ??
DR
 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Depois da derrota na estreia Angola volta a ter uma missão espinhosa com a Croácia
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Depois da derrota na estreia Angola volta a ter uma missão espinhosa com a Croácia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola