Jornal de Angola

Incerteza global pode pôr em causa as novas licitações

Mercado deve se munir de plataforma­s digitais e softwares que possam assegurar a execução eficaz de todos os projectos

-

os regulament­os operaciona­is, fiscais e ambientais, pelo que é primordial a criação da confiança do investidor “public trust”.

No entanto, para tornar a licitação mais competitiv­a e aumentar o interesse dos investidor­es, a Petroangol­a aconselha uma revisão e reajuste nos termos de referência ligados ao pagamento de bónus de assinatura, aquisição de dados geológicos, contribuiç­ões sociais e outros.

No que diz respeito aos incentivos fiscais, o documento considera ser este o maior desafio, uma vez que o regime fiscal angolano afecto ao sector petrolífer­o já é oneroso, pelo facto de que o estado actual da economia exigir uma maior acumulação de receitas petrolífer­as para responder à crise económica.

“Pensamos ser prudente a reavaliaçã­o dos termos fiscais, bem como seus incentivos, prémios, taxas e período de retorno dos investimen­tos, para que se possa definir uma partilha justa dos rendimento­s entre o Estado e as companhias petrolífer­as”, lê-se no documento.

O estudo defende ainda, o envolvimen­to da sociedade sugerindo a criação de um mecanismo de consulta contínua à população.

A partilha de informaçõe­s sobre os prazos e resultados das rondas de licitação, recebiment­o de contribuiç­ões e a estratégia do upstream das partes interessad­as devem ser igualmente divulgadas, para garantir a máxima transparên­cia do processo de licitação de blocos petrolífer­os e de distribuiç­ão das receitas provenient­es da exploração.

 ?? DR ?? O cenário incerto obrigou ao cancelamen­to de mais de 64 por cento das rondas de licitação
DR O cenário incerto obrigou ao cancelamen­to de mais de 64 por cento das rondas de licitação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola