Jornal de Angola

Problemas no casamento

-

A enfermeira revela não ter sido fácil atingir o patamar em que chegou. Determinad­a em fazer carreira no mundo da enfermagem, Isabel Paulo viveu problemas no casamento. O parceiro, conta, negava-se a aceitar, e muitos menos a entender, a profissão que obrigava a esposa a passar muito tempo no hospital.

“Apesar de 20 anos de convivênci­a, o meu marido, na altura, não entendia a minha profissão. Queria-me em casa todos os dias, a cuidar dele e dos filhos, mesmo deixando o lar sempre bem organizado”, recorda.

Segundo Isabel Paulo, as brigas entre o casal eram tantas, que acabaram por afectar o seu desempenho profission­al. Com diferenças irreconcil­iáveis, o casamento não resistiu. “Acabamos por nos separar”, conta.

Com a separação, Isabel decidiu dedicar-se apenas aos filhos, à profissão e formação, mas não estava condenada a acabar sozinha. A enfermeira voltou a apaixonar-se e conta que o actual parceiro entende e respeita a profissão que escolheu como forma de vida.

Quando olha para trás, Isabel

Paulo diz ter orgulho do seu percurso de vida e aconselha as demais mulheres a manterem-se firmes nos seus ideais, porque, tal como os homens, elas, com ou sem filhos, devem estudar e trabalhar para a independên­cia intelectua­l e financeira. “Só assim vamos diminuir os níveis de violência doméstica e, acima de tudo, vamos contribuir para o desenvolvi­mento do país”, conclui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola