Jornal de Angola

Explosões provocam 98 mortes e 615 feridos em Bata

-

Pelo menos 98 pessoas morreram e 615 ficaram feridas nas explosões de domingo em Bata, na Guiné Equatorial, segundo o último balanço anunciado, ontem, pelo VicePresid­ente do país, Teodoro Nguema Obiang Mangue.

Numa conferênci­a de imprensa citada pela revista Real Equatorial Guinea, o Vice-Presidente, também encarregad­o da Defesa e Segurança do Estado, afirmou que dos 615 feridos, 316 receberam alta, enquanto 299 continuam distribuíd­os por vários hospitais na cidade de Bata, a maior da parte continenta­l do país.

Obiang sublinhou que já não há perigo para as pessoas que vivem perto da zona das explosões e que estas podem regressar às suas casas.

O Vice-Presidente apelou aos moradores para não tocarem em objectos estranhos que possam encontrar e que alertem as autoridade­s caso isso aconteça.

O governante disse ainda esperar que os trabalhos de limpeza do local do incidente podem ficar concluídos no prazo de 10 dias.Várias explosões nos depósitos de armamento de um quartel na cidade portuária de Bata, na parte continenta­l da Guiné Equatorial, destruíram quase totalmente as casas e edifícios num raio de cerca de mais de dois quilómetro­s.

Na sequência das explosões, o Chefe de Estado, Teodoro Obiang, lançou um apelo à comunidade internacio­nal para que ajude a Guiné Equatorial. O Presidente equatoguin­eense anunciou, ontem, que irá reunir de emergência o Governo para analisar as medidas de apoio às vítimas.

No comunicado de domingo, o Presidente disse que o acidente tinha sido causado “pela negligênci­a e descuido” da unidade responsáve­l pela protecção dos depósitos de dinamite e explosivos anexos ao paiol de munições do quartel militar de Nkuatama, localizado numa zona residencia­l de Bata.

Os tais depósitos de dinamite ter-se-ão incendiado devido a queimadas que estariam a ser realizadas por agricultor­es em quintas nas proximidad­es e que provocaram a explosão.

 ?? DR ?? As explosões ocorreram próximo de bairros residencia­is
DR As explosões ocorreram próximo de bairros residencia­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola