Jornal de Angola

Irão elogia a visita do Papa Francisco ao Iraque

-

A República Islâmica do Irão saudou, ontem, a visita histórica do Papa Francisco ao Iraque, consideran­do a viagem “boa e construtiv­a”, provando que o Iraque se tornou um “país seguro”.

“A viagem do Papa ao Iraque foi muito positiva e muito importante”, disse o portavoz dos Negócios Estrangeir­os iraniano, Said Khatibazad­eh, durante uma conferênci­a de imprensa em Teerão.

“O Iraque tornou-se um país seguro, onde uma viagem boa e construtiv­a se pôde realizar”, acrescento­u o mesmo responsáve­l.

Trata-se da primeira reacção oficial de Teerão à visita do Chefe de Estado do Vaticano ao Iraque, país destruído pela guerra e atingido pela pandemia da Covid-19.

O Papa deixou ontem o Iraque, depois de uma visita de três dias marcada pelo encontro com o ‘ayatollah’ Ali Sistani, referência religiosa para os muçulmanos xiitas.

No quadro da escola teológica dos xiitas iraquianos, o ‘ayatollah’ Ali Sistani, de nacionalid­ade iraniana, opõe-se à teoria “vélayatéfa­qih” (governo e Estado sob jurisdição islâmica) aprofundad­a pelo ‘ayatollah’ Khomeiny e que é central no sistema da República Islâmica do Irão.

Teerão intervém no Iraque através de milícias xiitas locais pró-iranianas, que lutam contra o Estado Islâmico.

O Papa Francisco participou numa cerimónia ecuménica, com diversas confissões religiosas do Iraque. A missa decorreu em Ur, a cidade natal do Patriarca Abraão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola