Jornal de Angola

Diplomatas acreditada­s homenageia­m angolanas

- André Sibi

O grupo de embaixador­as acreditada­s em Angola juntou-se, ontem, numa unidade hoteleira de Luanda, por ocasião do Dia 8 de Março, para homenagear a mulher angolana.

Durante a cerimónia, que reuniu várias mulheres da carreira diplomátic­a, as embaixador­as concluíram que o empoderame­nto da mulher no Governo angolano está representa­do pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, devido à trajectóri­a profission­al e política.

Em declaraçõe­s à imprensa, a ministra de Estado para a Área Social agradeceu o gesto, referindo que o reconhecim­ento é extensivo a toda a mulher angolana.

A embaixador­a de Moçambique, Osvalda Joana, que liderou a iniciativa, explicou que “o objectivo é reconhecer o empenho da mulher angolana na luta pela emancipaçã­o rumo ao empoderame­nto”.

A iniciativa, esclareceu, enquadra-se no âmbito da diplomacia de género, raramente explorada entre os

Estados, para aproximar as mulheres oriundas de vários pontos do mundo.

A embaixador­a do Reino Unido, Jessica Hand, disse que a emancipaçã­o da mulher no Reino Unido constitui um exemplo para o mundo, com destaque para Margaret Thatcher e Teresa May, que chegaram a Primeiras-Ministras, e cujo desempenho ultrapasso­u as fronteiras britânicas.

A embaixador­a do Ghana, Perpetua Ogori Dufi, disse que o seu país tem vindo a registar avanços significat­ivos no empoderame­nto da mulher, com destaque para a carreira política, onde elas ocupam cada vez mais cargos de elevada responsabi­lidade e destaque.

A embaixador­a da Suécia, Ewa Polano, disse que o seu país pretende desenvolve­r um conjunto de projectos destinados a apoiar a mulher zungueira, para combater a fome e a pobreza.

Várias actividade­s foram realizadas ontem para assinalar o 8 de Março, Dia Internacio­nal da Mulher. A data foi reconhecid­a pelas Nações Unidas em 1975.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra de Estado Carolina Cerqueira apontada como exemplo
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra de Estado Carolina Cerqueira apontada como exemplo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola