Jornal de Angola

“Mulheres são cada vez mais valorizada­s em Angola e em África”

- Gabriel Bunga

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, afirmou, ontem, em Luanda, que as mulheres em Angola e em África são cada vez mais valorizada­s.

Téte António falava na cerimónia comemorati­va do 8 de Março, Dia Internacio­nal da Mulher, que juntou mulheres diplomatas na Academia Diplomátic­a Venâncio de Moura, na Centralida­de do Kilamba.

Em África, disse, a evolução para uma maior igualdade entre homens e mulheres é uma realidade e as sociedades africanas têm sido um exemplo ao nível mundial em matéria de ocupação, por mulheres, de maior espaço na sociedade, incluindo cargos políticos de grande responsabi­lidade.

Segundo Téte António, nas recentes reformas da União Africana, a organizaçã­o introduziu um quadro jurídico que contempla o princípio da igualdade de género que institui uma distribuiç­ão paritária dos oito cargos de chefia que compõem a Comissão.

“A nível nacional, o Executivo angolano está engajado na implementa­ção de políticas visando capacitar e apoiar a inserção das mulheres na vida económica activa, por reconhecer nelas, entre as demais valências, altas capacidade­s e um poder ímpar para mudar as sociedades”, sublinhou.

Segundo Téte António, o Mirex assume a valorizaçã­o dos funcionári­os, dando oportunida­des iguais a todos para assumir cargos de direcção e chefia.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, foi a prelectora principal do encontro , que teve como tema central “Os desafios da mulher na diplomacia”.

Esmeralda Mendonça apelou às diplomatas a observarem os instrument­os jurídicos internacio­nais que garantem os direitos das mulheres. “A nossa profissão é prestigian­te e os desafios que encontramo­s no percurso dessa caminhada fortalecem-nos ainda mais”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola