Jornal de Angola

Executivo e sociedade civil buscam consensos em Cafunfo

- Armando Sapalo | Dundo

Membros do Governo, das forças de Defesa e Segurança e da sociedade civil participam, hoje e amanhã, num encontro denominado “Jornada sobre Cidadania e Segurança”, a decorrer na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte. A jornada visa incentivar o diálogo para se evitar eventuais conflitos.

O encontro, que conta com a presença da secretária de Estado para os Direitos Humanos, Ana Celeste Januário, é promovido pelo Centro de Estudos para a Boa Governação (UFOLO), em parceria com o Comando-Geral da Polícia Nacional. “A ocasião serve, também, para a busca de informaçõe­s, que permitam a realização de um relatório independen­te e elucidativ­o sobre os acontecime­ntos de 30 de Janeiro”, lêse no programa de actividade­s, a que o Jornal de Angola teve acesso.

Na madrugada de 30 de Janeiro, a Polícia Nacional frustrou, em Cafunfo, um acto de rebelião armada, protagoniz­ado pelo denominado

“Movimento Protectora­do Lunda Tchokwe”.

O “estatuto político e administra­tivo de Cafunfo”, “Protecção do direito à vida”, “Garantia da integridad­e das instituiçõ­es de soberania”, “Situação social e económica das Lundas”, “Cafunfo - Violência e continuida­des” (este último a ser dissertado pelo jornalista Rafael Marques), são os principais temas da jornada. O jurista e docente universitá­rio Cremildo Paca, o bispo da Diocese do Dundo, D. Estanislau Chindecass­i e o Rei Muatxissen­gue Wa Tembo completam a lista dos prelectore­s do evento, que pretende ser uma plataforma de diálogo e bom senso, para debater as tensões candentes na actual sociedade angolana.

As jornadas tiveram o ponto de partida em Novembro do ano passado e já foram realizadas nas províncias da Huíla e Benguela. Além de Cafunfo, vão estender-se também às restantes zonas diamantífe­ras da LundaNorte, incluindo Saurimo, na Lunda-Sul. Em Abril, as jornadas prosseguem nas províncias de Malanje e Cuanza-Norte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola