Jornal de Angola

Brent chega aos 70 dólares

-

As negociaçõe­s futuros de entrega do petróleo Brent, referência internacio­nal às exportaçõe­s angolanas, explodiram durante o pregão asiático desta segunda-feira, movimentan­do-se acima de 70 dólares por barril pela primeira vez em mais de um ano.

De acordo com as agências, a alta nos preços do petróleo veio depois que a Arábia Saudita comunicou que instalaçõe­s locais de petróleo foram alvo de mísseis e drones no domingo.

Os preços do petróleo subiram mais de 2,0 por cento no início da sessão, mas desde então reduziram os ganhos com o Brent em alta de apenas 0,89 por cento, 69,98 dólares e os futuros do petróleo americano (WTI) a subir 0,83 por cento, para 66,64 dólares.

Contudo, o Ministério da Energia da Arábia Saudita explicou que uma fazenda de tanques de petróleo em um dos maiores portos marítimos de petróleo do mundo foi atacada por um drone e um míssil balístico, que tinham como alvo as instalaçõe­s da Saudi Aramco, de acordo com a agência de notícias estatal SPA.

Preço médio

De acordo com cálculos do Jornal de Angola, com base nos indicadore­s do especialis­ta "investing.com", entre 8 de Fevereiro e 8 deste mês (ontem no caso), a maior alta do Brent foi de 71,38 dólares e a baixa foi de 59,43. A diferença de 11,95 dólares resulta num preço médio de 64,60 dólares, posicionan­do a variação nesse período comparativ­o nos 16,36 por cento.

Até ao fecho desta edição, o Brent estava a ser comerciali­zado por 69,35 dólares. O fecho anterior foi de 69,36 dólares, a abertura bateu nos 70,91 dólares e uma variação diária entre os 68,97 e 71,38 dólares, respectiva­mente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola