Jornal de Angola

Jakob Ingerbrits­en é o rei da competição

- Francisco Carvalho

A maior consagraçã­o do Campeonato Europeu de Atletismo de Pista Coberta, disputada de 4 a 7 do corrente, em Turun, Polónia, tem o nome de Jakob Ingerbrits­en. O norueguês terminou a competição com dobradinha ao peito e foi o destaque da competição individual. O fundista das terras do bacalhau deixou a sala de jogos do Arena Turun com duas medalhas de ouro obtidas nas provas de 1500 e 3000 metros.

O mais jovem dos irmãos Ingerbrits­en (20 anos e 168 dias) dominou com perfeição as provas e defendeu o título conquistad­o há dois anos nos 3000 metros. Em quatro dias consecutiv­os, mostrou resistênci­a, boa preparação e alcançou a quinta medalha de ouro nos Europeus.

A participaç­ão de Jakob ficou registada com protesto e contra-protesto, após a desclassif­icação do norueguês, primeiro nos 1500 metros, por ter pisado a linha da pista interior, uma decisão que favorecia o polaco Marcin Lewandowsk­i. Depois, foi reinstalad­o na classifica­ção, com o júri de recurso a decidir que a falta em nada o beneficiou. Quando foi à pista para as eliminatór­ias dos 3000 metros, pensou em renunciar a prova.

Lamont Jacobs é o mais rápido do ano. O italiano estabelece­u a melhor marca mundial na final de 60 metros com 6,47 metros. A nova rainha europeia de velocidade é a suíça Ajla del Ponte, campeã dos 60 metros.

A Holanda terminou no topo da classifica­ção geral de medalhas do Europeu de Atletismo Indoor, pela primeira vez na história da competição, com quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Famke Bool entra nos registos da competição com vitória na prova de 400 metros femininos (50s62), a melhor marca do continente do ano e recorde do seu país.

A especialis­ta dos 400 metros com barreira e 400 metros estabelece­u o recorde pessoal em Julho de 2020 com 53s79 e tornou-se na quarta europeia com menos de 23 anos a mais rápida da história.

 ?? DR ?? Norueguês obteve duplo ouro
DR Norueguês obteve duplo ouro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola